Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR mostra a produção científica da graduação no 14º EVINCI

Incentivados pelo Programa de Iniciação Científica da UFPR, PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Araucária e outras iniciativas, os trabalhos abraçam as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e as Engenharias.

“A Iniciação Científica é a forma mais bem-sucedida de integração entre a graduação e a pós-graduação viabilizando vocações e orientações para o futuro dos jovens profissionais”, reflete a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Benigna Martinelli de Oliveira. Remetendo ao tema do Evento, a pró-reitora considera que formar um cientista não é apenas mostrar as técnicas avançadas de um laboratório, mas sim, conferir-lhe valores éticos dentro da ciência e para a vida. Na edição de 2006 serão demonstrados 938 trabalhos evidenciando um aumento considerável das pesquisas desde 2003 – 717 trabalhos, 2004 – 737 e 2005 com 929 apresentações.

Pesquisa – Nessa perspectiva, os trabalhos, que serão avaliados e apresentados na forma de painéis e seminários, visam possibilidades de aplicações nas áreas afins, beneficiando os vários segmentos da sociedade a curto, médio e longo prazos. Alguns exemplos concretos podem ser apontados como o Estudo da Anatomia da planta Salvia microphylla denominado “Diagnose Microscópica de Salvia microphylla KUNTH, LAMIACEAE”, elaborado pela aluna do 7º período do curso de Farmácia e bolsista voluntária, Maria Cristina Nadalin Siebenrok. Na pesquisa, a aluna pretende identificar as estruturas da planta para garantir seu uso fitoterápico na forma de chá para ser utilizado no tratamento da gripe e dores em geral.

Outro trabalho, elaborado pela aluna Sandra Mara Avi dos Santos do 6º período do curso de Ciências Sociais e bolsista do PIBIC/CNPq, destaca o “Referendo das Armas 2005: O Processo de Formação de Opinião”. A pesquisa evidencia a mudança de atitude das pessoas a partir da veiculação do horário eleitoral sobre o Referendo, fato que possibilitou o questionamento sobre o direito de posse ou não das armas de fogo, destaca Sandra. Integrando o programa do Evento estão previstas palestras, sessão de pôsteres, apresentações orais e mesa-redonda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-5337.

Foto(s) relacionada(s):


13º EVINCI
Foto: Isabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Sônia Loyola