Novo curso de Cenografia da Escola Técnica está com inscrições abertas

Segundo a coordenadora do novo curso, Simone Pontes – que também coordena o curso de Técnico em Artes Cênicas/Ator da ET – a diferença entre aprender Cenografia em um curso de teatro e em um curso específico está no fato de que o primeiro sempre formará o ator com noção em cenografia. Já o novo curso formará cenógrafos. “O aluno aprenderá mais conceitos técnicos, estéticos e práticos”, esclarece. “Conhecerá os equipamentos do teatro e materiais que podem ser usados para construir cenários. É necessário que o cenógrafo saiba trabalhar com o máximo de materiais possíveis, para não limitar a criatividade.”

Para fazer a inscrição no curso de extensão da ET, os candidatos deverão levar currículo e carta de intenção – na qual apresentarão o motivo de se interessarem em fazer o curso, que será avaliado por uma comissão seletiva. Também será agendada uma entrevista com os inscritos.

Serão selecionados 12 alunos e haverá duas turmas, uma na quarta-feira à tarde e a outra no sábado pela manhã. As aulas – gratuitas – começarão no dia 18 de outubro e irão até o dia 13 de dezembro.

Simone Pontes já oferecia oficinas de Cenografia pela Fundação Cultural de Curitiba e quando passou a trabalhar com o curso de Artes Cênicas da Escola Técnica notou que havia alunos que entravam no curso de ator, mas com o objetivo de serem apenas cenógrafos. Com o curso de Artes Cênicas/Ator bem estruturado, a coordenação da Escola decidiu oferecer a nova opção, dessa vez mais dirigida, mas sem perder a ligação entre os cursos de artes da UFPR. “Os alunos de Cenografia ajudarão na montagem de cenários dos cursos artísticos da Universidade”, finaliza a coordenadora.

Serviço:

Curso de Extensão em Cenografia da Escola Técnica