Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Toma posse a nova vice-diretora do Setor de Ciências Biológicas

A professora Marta Margarete Cestari, do Departamento de Genética, tomou posse nesta quarta-feira (5) como vice-diretora do Setor de Ciências Biológicas.

Foto: Marcos Solivan – Sucom/ UFPR

Marta Margarete é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e tem mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma universidade. É professora na Universidade Federal do Paraná desde 1992. A professora é orientadora nos programas de pós-graduação em Genética e em Ecologia e Conservação, e coordena o Laboratório de Citogenética Animal e Mutagênese Ambiental.

Durante a cerimônia de posse, Marta Margarete afirmou que assumiu a vice-direção do Setor para trabalhar na missão de atender a demanda da sociedade por profissionais preparados de forma exemplar pela UFPR. “Reafirmo o meu compromisso com os objetivos da Reitoria durante a gestão 2016-2020, para colocarmos a UFPR nas posições mais elevadas em educação, pesquisa e extensão”, disse.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a convergência dos objetivos da nova direção do Setor com os da Reitoria. “Nós precisamos restituir a Universidade ao lugar que ela merece, que é um lugar de liderança na produção do conhecimento”, afirmou.

O diretor do Setor de Ciências Biológicas, Luiz Cláudio Fernandes, lembrou da força que o Setor tem em pesquisa: “De toda a produção científica dos 15 setores da UFPR, 30% saem do Setor de Biológicas”.

Para o vice-diretor do Setor de 2010 a 2017, e atual pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, essa é uma tarefa desafiadora, porém recompensadora. “A caminhada da universidade não é fácil nesses dias de crise, de cortes orçamentários, e de conjuntura política e econômica complexa”, disse, ressaltando a importância do apoio de toda a comunidade. “Aquele momento de fartura, infelizmente, acabou. Vamos ter que fazer mais com menos”.

O reitor Ricardo Marcelo disse que a UFPR já sente a diferença no aspecto orçamentário em relação aos anos anteriores. “O orçamento de 2017 chegou menor nominalmente do que nos anos anteriores – isso nunca tinha acontecido. Neste ano tivemos redução de cerca de 7% do orçamento”, informou. Ele explicou que, como as despesas da universidade sobem com a inflação, isso significa que na prática o orçamento ficou 14% menor que o do ano passado.

Veja mais fotos da cerimônia no Flickr da Sucom.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...