Siepe busca propiciar experiência rica de troca entre alunos

A terceira edição da ‘Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPR’ (Siepe) está buscando neste ano uma efetiva integração entre as três áreas, misturando as atividades de ensino, da pesquisa e da extensão nos vários ambientes em que acontece o evento.

A intenção é propiciar aos estudantes um experiência rica de troca, de oportunidade de interação.

Exemplo dessa “mescla” de conhecimentos também acontece nas bancas de avaliação do Enaf e Enec, em que avaliador e avaliado na maioria dos casos são de áreas distintas. Um dos direcionamentos das bancas de avaliação do Enaf foi o de incluir os pós-graduandos como avaliadores. “A intenção é fazer com que a pós-graduação ajude a alavancar o nível da graduação”, explica Lilian Deisy Merlin Camargo Franzoni, da comissão da Siepe/Enaf.

Diferente do conceito de avaliação de ranking, no caso das bancas do Enaf são analisados aspectos de apropriação do conhecimento pelo estudante: “O espírito das bancas é trazer um olhar de construção”, define Deisy. As críticas e contribuições que o avaliador tenha do trabalho podem se dar em dois momentos, na hora da avaliação e após, com a entrega do relatório que será entregue ao orientador do estudante.

Amor pela pesquisa

Mestrando na área da Biologia Celular, Danilo Santos Eugênio participou de uma das bancas. Entre outros aspectos, ele avaliou o embasamento, a clareza, os objetivos e resultados alcançados pelos estudantes. Para ele foi uma grata surpresa conferir os trabalhos: “Nos três trabalhos que avaliei percebi que os estudantes realmente se empenharam, que não fizeram a pesquisa apenas por obrigação, mostraram amor pelo que pesquisaram”, disse.

Concorda com ele a mestranda Sirlei Hayashi, da área de Ciências Florestais: “Tive uma impressão bem positiva. Os estudantes estão trabalhando para motivar os professores”, disse, referindo-se a trabalhos em que os temas eram aula de campo e integração de professores com as novas tecnologias.

Palotina

A integração que se dá no nível das áreas também pode ser estendida para os campi. Nesta Siepe os estudantes dos setores do Litoral e de Palotina se fizeram presentes com integração em vários aspectos.

Nádia Gaiofatto Gonçalves, da comissão de coordenação Siepe/Enec, destacou dois exemplos, tirados de encontros espontâneos no evento: a integração entre dos projetos de extensão “Astronomia para Todos”, de Palotina, com o Projeto “Fibra”, da Física; e a aproximação uma estudante do campus de Palotina interessada em inserir práticas mostradas do projeto de Resíduos da UFPR em palestra apresentada na Siepe pela bióloga Regina Zanelatto.

Evento acontece no Campus Botânico
Foto: Leonardo Bettinelli