Prêmio Excelência Acadêmica da Pós-Graduação UFPR 2021 e 2022

Com o objetivo de reconhecer formalmente o mérito acadêmico das teses e dissertações defendidas no âmbito de seus Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, desde 2019 a Universidade Federal do Paraná concede o Prêmio Excelência Acadêmica (antigo Prêmio Curta Ciência). Este ano, a UFPR permite que as coordenações e colegiados dos PPGs prestigiem o esforço e a qualidade das atividades de pesquisa de seus docentes e discentes indicando os melhores trabalhos de conclusão de curso de mestrado e doutorado para os anos de 2021 e 2022.

Cada programa de pós-graduação stricto sensu deverá indicar uma única dissertação de mestrado e uma única tese de doutorado (quando o PPG tiver curso de doutorado) para o período. Os colegiados são autônomos para estabelecer seus próprios critérios, porém sugere-se observar os seguintes aspectos norteadores: 

  • contribuição e impacto do trabalho para a área de conhecimento e sociedade; 
  • aspectos de inovação e desenvolvimento; 
  • complexidade do trabalho; 
  • publicações derivadas e; 
  • outros critérios que o programa considere pertinentes. 

A coordenação de cada programa de pós-graduação deverá selecionar os melhores trabalhos e informar a PRPPG através do formulário específico até dia 31/08/2022


Para o ano de 2021, devem ser considerados os trabalhos defendidos de setembro de 2020 a agosto de 2021.


Para o ano de 2022, devem ser considerados os trabalhos defendidos de setembro de 2021 a agosto de 2022

CRONOGRAMA


Atualizado em 09/10/2023:

*datas previstas alteradas

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ESTA EDIÇÃO

1. Para quais anos o programa deve indicar os trabalhos?
  • Para o ano de 2021 e para o ano de 2022.
2. Quantos trabalhos cada programa deverá indicar?
  • O PPG deve indicar apenas uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado (quando houver curso de doutorado) por ano. Assim, programas com cursos de mestrado e doutorado deverão indicar até 2 trabalhos/ano, sendo uma indicação para cada nível, ao passo que programas com mestrado poderão indicar apenas 1 trabalho/ano.
3. Para quais níveis (mestrado/doutorado) o programa deve indicar os trabalhos?
  • Para os dois níveis (mestrado e doutorado, quando houver). Quando o PPG não tiver curso de doutorado, devertá indicar somente para o nível de mestrado.
4. O programa pode indicar mais de um trabalho para o mesmo ano?
  • Não. Será aceito apenas 1 trabalho por nível para cada ano (2021 e 2022). Assim, programas com cursos de mestrado e doutorado deverão indicar até 2 trabalhos/ano, sendo uma indicação para cada nível, ao passo que programas com mestrado poderão indicar apenas 1 trabalho/ano.
5. O programa pode indicar trabalhos para apenas um dos anos (deixar de indicar trabalhos para um dos períodos)?
  • Não. Excetos nos casos em que não tenham sido realizadas defesas no períodos, todos os PPGs devem indicar os melhores trabalhos para 2021 e 2022.
6. Qual período de defesa dos trabalhos?
  • Para o ano de 2021, devem ser considerados os trabalhos defendidos de setembro de 2020 a agosto de 2021.
  • Para o ano de 2022, devem ser considerados os trabalhos defendidos de setembro de 2021 a agosto de 2022.
7. Quais requisitos para os autores receberem o certificado?
  • Ter o trabalho indicado pelo programa de pós-graduação em formulário específico. A comprovação da indicação constará em ata do colegiado do programa e será enviada à PRPPG.
8. Orientador e coorientador recebem certificado?
  • Somente quando o PPG solicitar em formulário específico. Caso contrário, apenas o autor do trabalho (discente de mestrado/doutorado) receberá o certificado. Orientadotres e coorientadores terão os nomes divulgados no site da PRPPG.
9. O PPG pode indicar apenas a tese de doutorado (sem indicar a melhor dissertação de mestrado)?
  • Não. Todos os PPGs devem indicar o melhor trabalho para os dois níveis (mestrado e doutorado).
10. O PPG que tenha os cursos de mestrado e de doutorado pode indicar apenas a dissertação de mestrado (sem indicar a tese de doutorado)?
  • Não. Todos os PPGs devem indicar o melhor trabalho para os dois níveis (mestrado e doutorado). Apenas os PPGs que ainda não possuem curso de doutorado poderão indicar apenas a dissertação de mestrado.

FORMULÁRIO PARA INDICAÇÕES


O preenchimento do formulário deve ser feito pelo PPG (secretaria ou coordenação). Inscrições feitas por autores/orientadores serão desconsideradas.

Informações necessárias para preenchimento do formulário:

  • Lista de indicados (mestrado e doutorado, quando houver) para os anos de 2021 e de 2022
  • Nome completo dos autores, orientadores e coorientadores
  • Títulos e resumos dos trabalhos
  • E-mails e telefones dos autores
  • Data da ata do colegiado que aprovou as indicações
  • Cópia da ata em pdf (pode ser ad referendum)
  • Para quem serão solicitados certificados

ORIENTAÇÕES PARA RETIRAR O CERTIFICADO


Informamos que os certificados dos vencedores da Premiação Excelência Acadêmica 2021 e 2022  (alunos, orientadores e coorientadores) encontram-se nos respectivos Programas de Pós-Graduação.

Pedimos a todos contemplados que, antes de irem aos Programas, primeiramente confirmem com as secretarias, pois alguns secretários estão em regime de trabalho remoto.

TRABALHOS PREMIADOS


Todos trabalhos abaixo receberão o certificado do Prêmio Excelência Acadêmica 2021/2022.