Procuradoria pede reintegração de posse do prédio da Reitoria

O procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFPR Marcos Maliska entrou na tarde desta sexta-feira, 19 de outubro, com ação de Reintegração de posse do prédio da Reitoria invadida desde a quarta-feira por estudantes contrários à adesão da universidade ao projeto REUNI do Governo Federal.

A ação visa resguardar a própria Procuradoria e a Reitoria de responsabilidades administrativas ou legais que a universidade possa receber. A Procuradoria Jurídica tem que cumprir prazos legais para defesa de processos judiciais e a ação visa o restabelecimento desses trabalhos. No caso da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão, processos de contratação de 180 professores estão em andamento e com prazo final para conclusão até a próxima sexta-feira.

O reitor Carlos Moreira Júnior disse que a atitude foi necessária em razão de as negociações com os estudantes não avançarem. Pela manhã, o reitor chegou a negociar com os estudantes o encaminhamento de proposta de plebiscito ao Conselho Universitário, num acordo por escrito, em que inclusive se convocava os conselheiros para a discussão de proposta de plebiscito paritário, onde as três categorias – professores, alunos e técnicos administrativos – têm peso de 1/3 dos votos. É assim a eleição para o cargo de reitor, por exemplo. Ao meio-dia, a resposta dos estudantes tomou novo rumo: decidiram que só sairiam do prédio se o plebiscito for universal, ou seja, onde cada voto tem valor. Os estudantes somam 22 mil, professores 2 mil e técnicos, 3500. “Esta decisão é do Conselho Universitário e não do reitor”, explicou Moreira.

Moreira lamentou que a atitude dos estudantes tenha obrigado a situação a se encaminhar desta forma. “É um grupo que não representa os estudantes da UFPR”, disse, ao comentar que dentro do prédio estão 34 pessoas, algumas de outras universidades de outros estados, como Sergipe, Amazonas e Maranhão.

O reitor voltou a falar que a adesão ao REUNI é da competência exclusiva do Conselho Universitário e que para uma possível adesão a UFPR não teria de fazer exagerados esforços, pois os parâmetros da instituição são próximos dos definidos pelo REUNI. A relação professor/aluno deverá crescer de 14 para 18 alunos para cada professor; igualmente o índice de diplomação na graduação teria que subir gradativamente dos atuais 74% para 90%. Disse que independente disso, no entanto, é uma decisão do Conselho que tem o direito de decidir democraticamente.

Prédio da Reitoria invadido pelos estudantes
Foto: Izabel Liviski

Coletiva de Imprensa sobre a ação de reintegração de posse da Reitoria
Foto: Izabel Liviski