ENEC divulga as atividades de extensão da UFPR

Convidados – No programa a mesa-redonda da manhã de segunda-feira, dia 22, das 9 às 12 horas destacará assuntos como a “História da Extensão Universitária no Brasil”, as “Políticas da SETI para apoio à Extensão Universitária”, a “Avaliação da Extensão Universitária no Brasil” e a “Flexibilização Curricular”. Coordenarão as discussões, os professores Eunice Sueli Nodari, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; Luiz Rogério Oliveira da Silva, da SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Sonia Regina Mendes, da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Regina Guedes Moreira Guimarães da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro respectivamente.

Continuidade – Ainda na segunda-feira, a partir das 19h30min, haverá palestras sobre “Extensão e Emancipação” e “Universidade e Extensão: que compromisso social?” na CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba, salão do 1º andar. Já na terça-feira, dia 23, no período da manhã, uma das palestras será sobre as “Vivências em Comunidades: outra forma de ensino”, ministrada pelo professor Emmanuel Falcão, da Universidade Federal da Paraíba. À tarde, na CEUC, a partir das 14 horas, outros assuntos como “Sustentabilidade, Saúde, Educação, Cultura e Organização Social – Direcionando Olhares na Extensão Popular”.

Projetos – Durante o Encontro também serão apresentados os Programas e Projetos de Extensão, na terça-feira, das 13h30min às 15h45min em três locais conforme os temas propostos: áreas de Meio Ambiente, Educação e Saúde no Edifício D. Pedro I, Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Tecnologia, Trabalho e Meio Ambiente no Edifício D. Pedro II e a área de Saúde no Setor de Ciências da Saúde.

Extensão – As atividades de extensão universitária integram um processo educativo, cultural e científico e viabilizam a intervenção e a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Essas ações são desenvolvidas por meio de programas, projetos, cursos, eventos e outras medidas que visam a socialização do conhecimento acadêmico e a interação com a comunidade. O trabalho possibilita o cumprimento da função social da UFPR especialmente em Curitiba, na Região Metropolitana e litoral paranaense, áreas de maior abrangência da Instituição. O ENEC é uma promoção da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Prédio Histórico da UFPR

Fonte: Sônia Loyola