Nesta terça (3) foi o primeiro dia de apresentação de trabalhos da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe). Às oito da manhã os pátios dos Setores de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais Aplicadas já estavam cheios com estudantes prontos para apresentar os resultados de suas pesquisas e projetos, só neste primeiro dia foram mais de mil trabalhos apresentados.
A semana integra quatro eventos que envolvem diretamente cerca de cinco mil pessoas o 25º Evento de Iniciação Científica (Evinci), o 10º Evento de Iniciação Tecnológica (Einti), o 16º Encontro de Extensão e Cultura (Enec) e o 16º Encontro de atividades formativas (Enaf).
Envolvendo todas as áreas de conhecimento a Siepe é um momento chave para compartilhamento do que vem sendo produzido na UFPR, desde pesquisas de inciação científica e tecnológica, até projetos de extensão e de atividades formativas ligadas a programas como o PET e PIBID.
Além de três mesas-redondas que trataram de temas emergentes relacionados aos desafios da educação e à conjuntura por que passa o país com os títulos “Quem tem medo da educação à distância”, “Os desafios da internacionalização da produção científica” e “Drogas e Políticas Públicas: Antiproibicionistas x Guerra às Drogas”.
À noite, dois encontros reuniram envolvidos com dois dos principais programas que articulam a pesquisa, o ensino e a extensão nas universidades públicas, o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Com auditório lotado estudantes, profissionais e participantes dos projetos do Pibid debateram os desafios que o programa tem enfrentado, especialmente com a perspectiva de corte de verbas para o programa. Já a pauta dos bolsistas e tutores do PET foi a organização do SulPET, encontro itinerante que reúne todos os PETs da região sul e que em 2018 acontece na UFPR.
Programação quarta-feira
A Siepe continua nesta quarta-feira. Além das apresentações que continuam nesta quarta-feira, com início às 8h30 e às 14h30, outras três mesas-redondas estão marcadas no evento, todos às 13h30: “O suicídio como Laço Social” com as professoras Débora Patrícia Nemer Pinheiro e Sabrina Stefanello, “A crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto: 20 anos sem Darcy Ribeiro”, com a professora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde e o professor Carlos Roberto Vianna e “Ciência, Tecnologia e Ambiente” com os professores Ricardo Galvão, do Insittuto Nacional de Pesquisas Espaciais, e Ciro Alberto Ribeiro.
Fechando a programação o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, apresenta a conferência “A Ciência e a Universidade pública brasileira – Desafios em tempos de crise”, debatendo a difícil conjuntura da pesquisa científica no momento porque passa o Brasil, às 16h30. Depois da palestra está marcada uma manifestação em defesa da ciência e da universidade pública brasileira, às 18h00.
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]