Imagem Padrão

UFPR recebe três premiações no Encontro Brasileiro de Divulgadores da Ciência

30 agosto, 2022
08:41
Por
47 Visualizações
Ciência e Tecnologia

Três trabalhos da Universidade Federal do Paraná foram premiados no Encontro Brasileiro de Divulgadores da Ciência no último domingo (28). A ação “Pergunte aos Cientistas” recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Pesquisa; o programa “InterAntar”, realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC, conquistou o prêmio de melhor trabalho na sessão de Relato de Experiência e o projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” ganhou menção honrosa de melhor pôster de pesquisa.

O evento reuniu divulgadores de ciências profissionais e amadores de diversas áreas, com o intuito de compartilhar experiências, discutir os objetivos da divulgação científica no país, elaborar estratégias para campanhas mais efetivas de comunicação das ciências e encorajar a colaboração na comunidade de divulgadores. Organizada pelo Instituto Principia, Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) e Blogs de Ciência da Unicamp, a programação aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo-SP.

Foto: divulgação

Saiba mais sobre as iniciativas premiadas:

Pergunte aos Cientistas

O trabalho vencedor da categoria Pesquisa analisou a ação Pergunte aos Cientistas, que busca aproximar a sociedade dos cientistas e da ciência produzida na UFPR por meio de uma série de reportagens. Intitulado “Participação do cidadão e combate à desinformação: uma análise da ação Pergunte aos Cientistas”, o trabalho da Agência Escola e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR é de autoria da jornalista e doutoranda Chirlei Kohls, em parceria com a coordenadora da Agência, professora Regiane Regina Ribeiro, e a gerente de comunicação Patrícia Goedert Melo.

“É uma conquista coletiva, que envolve um processo formativo e de experimentação na Agência, diálogo e participação de cientistas da UFPR e principalmente o envolvimento da sociedade, para quem fazemos pesquisa e divulgação científica. Com a aproximação e participação da sociedade e de cientistas, buscamos coletivamente fortalecer um dos papéis da divulgação científica: a democratização do acesso ao conhecimento científico”, destaca Chirlei.

InteAntar

Com coautoria da docente do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, Flavia Sant´Anna Rios, “InterAntar: Implementação de um Programa Transmídia para a Mediação das Ciências Polares e Mudanças Climáticas” conquistou o prêmio de melhor trabalho apresentado na sessão de pôster de Relato de Experiência. A iniciativa de ensino, pesquisa e extensão em educação, comunicação e mediação das ciências polares é uma ação coordenada pela Universidade Federal do ABC Paulista, com colaboração da UFPR.

“O InterAntar pautou-se nas premissas dos sistemas transmídias para o desenvolvimento e implementação de projetos de divulgação das ciências polares e mudanças climáticas, reunindo esses temas em várias plataformas midiáticas, como quadrinhos, filmes, livros, games, podcasts, vídeos, entre outras”, explica Flavia. “As linguagens são diversas e construídas para diferentes mídias e públicos, havendo um forte viés para a área educacional, contribuindo para a popularização da ciência”.

Meninas e Mulheres nas Ciências

O trabalho “Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas no Instagram” recebeu menção honrosa como melhor pôster de pesquisa. O projeto estimula a formação, inserção e manutenção científica, acadêmica e tecnológica de meninas e mulheres nas ciências e, ainda, qualifica docentes e estudantes para o trabalho comprometido com a superação das desigualdades de gênero.

“A premiação indica a contribuição que nossas ações possuem para popularizar o trabalho e as informações sobre as cientistas e o quanto fazer isso na rede social amplia o alcance de nosso conteúdo, além de colaborar para aumentar o repertório das pessoas”, afirma a coordenadora do projeto, professora Camila Silveira. A iniciativa embasa práticas educativas e de divulgação científica nos pressupostos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promovendo os objetivos de aprendizagem nos campos cognitivo, socioemocional e comportamental para os ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O pôster teve autoria de Camila Silveira, Kauana dos Santos, Luciane Dall’Agnese, Éria Semensato, Henrico Cornélio e Everton Bedin.

 

Sugestões

20 dezembro, 2024

Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]

20 dezembro, 2024

Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.

20 dezembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]

19 dezembro, 2024

Maioria dos cursos de graduação entra em recesso na próxima segunda-feira (23), com retorno de aulas a partir de 10 de março de 2025.