A Câmara Municipal de Curitiba decidiu hoje homenagear a procuradora da UFPR, Dora Lucia Bertulio, com o título de Cidadã Honorária da cidade. A procuradora, que é mestre em Direito Constitucional e Relações Raciais, teve a carreira marcada pela luta contra o racismo e participou ativamente dos processos de implementação das cotas raciais e sociais na universidade.
Prata da casa, ingressou no curso de Direito em 1968, participando ativamente do movimento estudantil em Curitiba e da luta contra o Regime Militar. Iniciou a carreira em Cuiabá (MT), cidade em que atuou grupos chamados SOS Racismo, onde advogados davam suporte jurídico a casos de discriminação racial.
A votação do projeto, proposto pela vereadora Josete (PT), aconteceu nesta manhã e foi aprovada por unanimidade. Por ocasião do dia das mulheres, em 2018, foi publicada no Portal UFPR uma matéria especial sobre a atuação de Bertulio, confira:
Mulheres da UFPR: Dora Lucia Bertulio e o protagonismo na luta anti-racista
Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]
Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]