A primeira fase da Olimpíada Paranaense de Matemática reuniu mais de 42 mil estudantes de ensino fundamental e médio entre os dias 14 e 17 de junho. As provas foram aplicadas em 312 escolas públicas e privadas do Paraná.
O número de participantes é quase quatro vezes maior que na última edição, em que 11 mil alunos participaram. A segunda fase da OPRM está marcada para o dia 21 de setembro.
A Olimpíada é realizada pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2016, a instituição promove o treinamento para alunos interessados em competições de Matemática pelo Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI). O TopMat – Programa de Formação Olímpica para Professores de Matemática – idealizado pelo departamento de Matemática (DMAT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR), também oferece treinamento adequado para professores interessados em preparar alunos para as Olimpíadas.
OPRM
O comitê científico da OPRM é formado por docentes do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná e representantes dos Colégios Militar, da Polícia Militar, Positivo, Bom Jesus, Londrinense (Londrina), Positivo Master (Ponta Grossa), Marista (Cascavel) e Saint Helena (Maringá).
Os professores da UFPR José Carlos Eidam e Hudson Lima coordenam a competição neste ano. O projeto conta com o apoio do Núcleo de Concursos e da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional.
Em 2018, a OPRM premiou 136 estudantes.
O manual reúne 37 especialistas para suprir métodos qualitativos na Ciência Política brasileira. O “Manual de Introdução às […]
UFPR oferece vagas para migrantes refugiados, solicitantes de refúgio e portadores de visto humanitário, com inscrições gratuitas e […]
Segundo a Proad, o objetivo é permitir o acompanhamento das despesas da instituição por meio de painel interativo […]
O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná recebe inscrições para o Pré-Vestibular Comunitário (Prevec) nas modalidades presencial […]