O novo sistema traz redução de custos, mais transparência e mais eficiência ao acesso dos usuários dos restaurantes da UFPR. FOTO: Marcos Solivan
A Universidade Federal do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Administração, está adotando um novo sistema de acesso aos seus oito restaurantes universitários. Inicialmente, o sistema opera no jantar do RU central de Curitiba. Quando estiver em plena operação em todos os restaurantes, a partir do mês que vem, a ferramenta resultará em três grandes benefícios: melhoria da qualidade no atendimento, redução dos custos e mais segurança tanto aos usuários quanto à UFPR.
Mais ágil e eficiente que o atual, o novo sistema identifica o usuário por meio de um leitor do código de barras impresso na carteira, no crachá ou em outros documentos oficiais dos alunos, servidores técnicos-administrativos e docentes da UFPR. Depois da leitura do código, o sistema exibe a foto do usuário na tela do computador instalado na entrada do restaurante.
Isto propicia mais transparência e garante melhor controle de acesso dos usuários aos RUs. Outros benefícios são a melhoria da segurança do sistema e uma considerável diminuição do risco de fraudes, já que os alunos e servidores não podem reutilizar seu documento nos RUs no mesmo horário.
Quando estiver em plena operação, o novo sistema fornecerá dados históricos diários ou mensais para o aprimoramento do controle da utilização dos restaurantes por unidade ou setor, categoria (docentes, discentes, bolsistas, terceirizados e técnicos) e tipo de refeição (café da manhã, almoço ou jantar). Estas medidas contribuirão ainda para a melhoria da gestão financeira, logística e de estoque.
Para evitar o surgimento de problemas na identificação dos usuários, a Pró-Reitoria de Administração orienta os estudantes e servidores que possuem documentos antigos a atualizá-los. Nesta primeira etapa, o controle de acesso será feito por reconhecimento de código de barras. Na segunda, por catracas biométricas – que serão instaladas em todos os RUs da UFPR – e pelo módulo de pagamentos.
Nos oito restaurantes universitários da UFPR, são servidas mais de 412.000 refeições servidas por mês, equivalente a mais de 15 mil refeições por dia, com custo total, subsidiado pela UFPR, de mais de R$ 2,8 milhões. O valor de R$ 1,3 para os estudantes é um dos mais baratos do Brasil e não é corrigido há 17 anos.
Por Aurélio Munhoz
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]
Projeto de pesquisa precisa da ajuda de participantes em Curitiba para testar um tratamento à base de óleo […]