A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta terça-feira (24) o resultado do edital de Fundo De Desenvolvimento Acadêmico (FDA) Demandas de Fluxo Programado 2021. O objetivo da chamada, que vai liberar um total de 5,4 milhões de reais provenientes de recursos próprios, é conceder apoio financeiro a propostas que estruturem ações para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, priorizando a indissociabilidade entre elas e com interesse estratégico para a comunidade da instituição.
Os interessados puderam se inscrever em três modalidades: Pesquisa, Inovação, Ensino de Pós-Graduação; Ensino de Graduação, Ensino de Educação Profissional; e Extensão, Cultura. A verba é destinada ao atendimento de necessidades programadas, como aquisições de equipamentos, móveis, material de laboratório, bibliografia, novas licenças e renovações de software e plataforma de ensino.
Além desse edital, outro, relativo a demandas de fluxo contínuo, está aberto há cinco meses e vem recebendo solicitações mensais. O recurso, de 3,2 milhões de reais, é concedido para atender necessidades imprevisíveis e com urgência relativa para implantação, como consertos, calibração e instalação de equipamentos suplementares, serviços de terceiros e importação de peças.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Eduardo Salamuni, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), têm direito a utilizar cem mil reais, cada uma, para demandas de custeio quando novos editais são abertos.
O pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças, Fernando Marinho Mezzadri, conta que houve uma demanda muito grande de projetos de todos os setores da universidade, o que fez com que o montante total a ser liberado, que inicialmente era de R$ 6 milhões, fosse acrescido em R$ 3 milhões. “Esse aumento é fruto do planejamento com os recursos que a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças já tinha repassado para o convênio do FDA nos anos anteriores”. Segundo ele, o aumento, aprovado pelo Conselho Universitário (Coun), será fundamental para atender as necessidades estruturais dos mais diversos projetos das unidades.
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]
Na manhã desta segunda-feira (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) promoveu […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta sexta-feira (17) a relação de aprovados no Vestibular 2025 e […]
Nesta sexta-feira (10), foi lançado o primeiro volume da série de e-books resultante da disciplina “Ética e Vieses […]