Uma equipe formada por enfermeiros, fisioterapeutas e médicos da UTI pediátrica do Complexo HC é uma das finalistas do concurso ”Inovação no Setor Público”, que é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
O projeto concorre à premiação na categoria “Inovação em processos organizacionais no poder executivo federal” e tem como objetivo promover a segurança do paciente por meio de um sistema de vigilância para a prevenção da extubação não planejada em crianças.
A extubação não planejada é um indicador de qualidade assistencial reconhecida em instituições hospitalares no mundo todo. Portanto, quanto menor a ocorrência desse evento no ambiente da UTI, melhor é a qualidade assistencial.
“ A segurança do paciente é uma premissa de todas as instituições de saúde atualmente. Temos um problema muito frequente e comum em unidades de alta complexidade como uma UTI: a extubação não planejada, que é a perda do tubo endotraqueal durante o processo de ventilação mecânica. É um grave evento adverso que pode colocar em risco a vida do paciente”, afirma Valéria Cabral Neves, que é fisioterapeuta e uma das integrantes da equipe.
“O nosso projeto tem como característica propor soluções estratégicas e de abordagem sistemática que promovem a redução de eventos adversos. É uma ação de baixo custo, com resultados positivos com foco nas pessoas”, completa Valéria.
Os objetivos desse concurso são incentivar, valorizar e disseminar práticas inovadoras em organizações do governo federal. A próxima etapa será realizada em Brasília com a apresentação oral dos seis projetos finalistas na categoria, sendo que três serão premiados.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta profundamente as vidas perdidas devido ao acidente com um ônibus que […]
Campanha nacional busca mobilizar escolas contra bullying e violência e é baseada em iniciativa realizada pelo Programa Diga, […]
Pais e cuidadores de bebês podem participar gratuitamente da Oficina de Alimentação Complementar Saudável que traz orientações sobre […]
O manual reúne 37 especialistas para suprir métodos qualitativos na Ciência Política brasileira. O “Manual de Introdução às […]