O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR divulgou nesta segunda-feira (2) a lista de obras que fundamentarão questões das provas do Vestibular 2018/2019. São oito obras literárias, três de Filosofia, seis de Sociologia e oito de Música (as últimas, apenas para a prova específica da graduação). O Programa de Prova, que descreve os critérios das provas e traz a lista de obras, pode ser conferido aqui (atenção: uma oitava obra literária foi acrescentada no dia 3).
As obras literárias, de Filosofia e de Sociologia servirão para fundamentar a prova da primeira fase do vestibular da UFPR, que é aplicada a todos os candidatos. Isso porque a Resolução n.º 19/2017, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em agosto de 2017, incluiu questões de Filosofia e Sociologia na prova objetiva. Assim, o número de questões da prova aumentará de 80 para 90 a partir de 2018.
As obras de Filosofia, Sociologia serão cobradas também na segunda fase, no caso de determinadas graduações que requerem prova de conhecimentos específicos.
As obras literárias são as seguintes: “O Uraguai”, de Basílio da Gama; “Último Cantos”, de Gonçalves Dias; “Várias Histórias”, de Machado de Assis; “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “Eles não Usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri; “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum; “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; e “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. Em relação às obras literárias, o edital não especifica edição ou editora.
Em Filosofia, serão cobradas obras de Immanuel Kant, Platão e Michel Foucault. Em Sociologia, os autores são Angela Davis, Roque Laraia, Gérard Lebrun, Claude Lévi-Strauss, Maquiavel, e Karl Marx e Friedrich Engels.
A lista de livros do vestibular anterior pode ser conferida aqui.
Datas
No Calendário Acadêmico de 2018 foram divulgadas datas prováveis para as provas do Vestibular 2018/2019 da UFPR. A prova da primeira fase deve ser realizada no dia 21 de outubro, enquanto as provas da segunda fase, a princípio, ocorrerão em 25 e 26 de novembro.
Já o período de inscrições será definido pelo edital do vestibular, que deve ser publicado em julho.
LISTAS
Obras literárias
– O Uraguai, Basílio da Gama;
– Último Cantos, Gonçalves Dias;
– Várias Histórias, Machado de Assis;
– Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto;
– Eles Não Usam Black-tie, Gianfrancesco Guarnieri;
– Relato de um Certo Oriente, Milton Hatoum;
– Clara dos Anjos, Lima Barreto; e
– Nove Noites, Bernardo Carvalho.
Filosofia
– KANT, Immanuel. Resposta à questão: O que é esclarecimento? Trad. Vinicius de Figueiredo. In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Orgs). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 406-415;
– PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 9-33; e
– FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125-152.
Sociologia
– DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016;
– LARAIA, Roque. Cultura. Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001;
– LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004;
– LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e História. In: Antropologia Estrutural II. São Paulo: UBU, 2017;
– MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. 21ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998; e
– MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
Música
– BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. ISBN: 8571104263;
– BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. ISBN: 8571103658;
– LEMOINE, Enrique e CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol;
– MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996. ISBN: 8570920393;
– POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil. ISBN: 8599477218;
– PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música, V.1. Ponta Grossa: Casa Oliveira, 2013;
– WILLEMS, Edgar. Solfejo. Curso elementar. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1994. ISBN: 8574071978; e
– Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira – busca por: “nome do estilo musical dados artísticos” Disponível em: http://www.dicionariompb.com.br/.
Com inscrições para novos coralistas previstas para fevereiro, coral Illista ressignifica as vozes trans. Reflexão é válida para o 29 de janeiro, que joga luz sobre a cidadania das pessoas trans travestis, transgêneros e não-binárias.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado Afonso Celso Condessa […]
A tarde da última sexta-feira (17) foi de celebração para mais de quatro mil candidatos aprovados no Vestibular […]
Oportunidade para crianças e adultos ocorrerá durante a VI Escola Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear, marcada para fevereiro em Curitiba. Veja como participar