Imagem Padrão

Disciplina 100% em inglês é ministrada no curso de Agronomia

27 julho, 2016
11:10
Por Simone Meirelles
UFPR
Aula da disciplina em inglês no curso de Agronomia da UFPR

Aula da disciplina em inglês no curso de Agronomia da UFPR

Cerca de 20 estudantes participam nesta semana de uma turma diferente na Universidade Federal do Paraná. O curso de Agronomia e o Departamento de Economia Rural e Extensão estão realizando uma disciplina totalmente em inglês na graduação, pela primeira vez no Setor de Ciências Agrárias. Com o tema “Basic Concepts in Rural Science”, as aulas começaram na segunda-feira, 25, e vão até sexta-feira (dia 30),  em período integral.

Para o professor Paulo de Tarso Pires, que ministra a disciplina ao lado do coordenador do curso de Agronomia, João Carlos Bespalhok Filho, os primeiros resultados superam a expectativa, com excelente nível de interesse e compreensão. Ao mesmo tempo, ele ressalta os desafios da aula em língua estrangeira. “A metodologia precisa ser aprimorada, com uma abordagem diferente, lembrando que não é uma aula de inglês, mas em inglês, e ao mesmo tempo buscar o entendimento do aluno”, observa.  Recentemente, os dois professores participaram de um treinamento oferecido pela Oxford University na UFPR, voltado a docentes de várias universidades, sobre técnicas para o ensino em língua inglesa.

A disciplina foi ofertada não só a estudantes de Agronomia, mas também de áreas correlatas.  Karina Koguta, aluna de Engenharia Florestal, ressalta que os tópicos são abrangentes e que está tendo a oportunidade de treinar seu inglês com linguagem mais formal, num contexto técnico. Para o estudante de Agronomia Eduardo Izawa, a experiência está sendo positiva. “Além de acompanhar a aula, estou ganhando vocabulário”, diz. Já Marcelo Bellettini, aluno da graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia de Alimentos, acostumado a ler em inglês, destaca a oportunidade de falar e ouvir os temas acadêmicos em outra língua. No último dia da disciplina, cada estudante terá que fazer a apresentação de um trabalho em inglês.

Segundo o professor Paulo de Tarso, a criação da disciplina surgiu justamente da observação de uma carência do exercício da linguagem técnica entre os alunos que já participaram ou pretendem participar de intercâmbios. Como é optativa, a turma é pequena e isso também traz benefícios. “Por ser um grupo menor, podemos ousar nas ferramentas didáticas, mudar a formatação da sala, aproveitar o celular como um aliado e não um inimigo, utilizar material visual e vídeos com mais flexibilidade”, aponta o professor Paulo.

Com o sucesso da experiência, uma nova turma da disciplina será aberta, possivelmente nas férias de verão.

Sugestões

21 abril, 2025

Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]

17 abril, 2025

Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]

17 abril, 2025

A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]

17 abril, 2025

Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]