A UFPR assinou um termo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a realizações de pesquisa, ensino e extensão. O termo envolve ações conjuntas de transferência de conhecimento e de formação e treinamento de recursos humanos envolvendo a produção agrícola.
Firmado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o acordo tem vigência até 2024 e possibilita que, além do que já está previsto, futuras ações também sejam contempladas.
Segundo o professor Arthur Arrobas Martins Barroso, coordenador institucional do acordo pela universidade, o documento, assinado no dia 15 de maio, possibilita oficializar o plano de trabalho sobre Biologia e Manejo de Plantas Daninhas. “Diversas são as possibilidades abertas com esta celebração, que vão desde a integração de alunos da UFPR com a Embrapa, até a cooperação entre as Instituições na organização de eventos, feiras e publicações técnicas”. Ele também destacou que
O acordo permitirá levar melhorias técnicas aos agricultores, como o uso de cobertura vegetal para o combate a ervas daninhas resistentes. “Temos trabalhado com a utilização de culturas de coberturas e métodos não-químicos utilizados para o controle de plantas daninhas resistentes. Apesar de ser uma tendência, em alguns casos observa-se que a mistura de espécies em cobertura pode não ser tão eficaz quanto ao uso isolado de espécies específicas. Temos atingidos elevados controle de plantas problemáticas com o uso de palhada cobrindo o solo, o que é simples de ser realizado pelo agricultor”, explica Barroso.
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu representantes de importantes movimentos populares urbanos, da Reforma […]
Sediado no Setor de Tecnologia da UFPR, o programa tem a proposta de formação técnica e científica de profissionais, especialmente do setor industrial.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou, nesta quinta-feira (19), 112 anos de sua fundação, ocorrida em 1912. […]
Maioria dos cursos de graduação entra em recesso na próxima segunda-feira (23), com retorno de aulas a partir de 10 de março de 2025.