Imagem Padrão

Calendário acadêmico da UFPR é suspenso por tempo indeterminado; leia as resoluções que adaptam atividades

30 abril, 2020
12:46
Por
Ensino e Educação

Atenção: o texto foi atualizado às 12h30 de 6 de maio de 2020 para a inclusão dos links para consulta das resoluções citadas.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (Cepe/UFPR), presidido pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, aprovou a suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (4). Resoluções que tratam, respectivamente, das atividades dpós-graduação e ddeterminadas atividades da graduação também foram discutidas e aprovadas. As resoluções foram amplamente debatidas nos respectivos fóruns e levam em conta o caráter excepcional provocado pela pandemia de Covid-19. 

No caso das atividades da graduação, foram pautadas exclusivamente as atividades didáticas das disciplinas ofertadas nas modalidades EaD ou parcialmente EaDbem como de estágio obrigatórionão obrigatório e de formação pedagógica, além de atividades formativas e didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica 

Conselheiros participaram da reunião por videoconferência (Foto: Carlos Rocha/Sucom)

A reunião foi realizada a distância, com discussão ampla sobre possíveis destaques às minutas que orientam novas possibilidades para atividades da pós-graduação e para determinadas atividades da graduação em razão da pandemia. As resoluções estão disponíveis para consulta no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados (Soc). 

A suspensão do calendário por tempo indeterminado seguiu as recomendações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da UFPR. Logo no início da reunião, o professor Emanuel Maltempi de Souza, que preside a comissão, falou sobre a importância de se acompanhar os dados e a situação epidemiológica não só de Curitiba ou do estado do Paraná, mas também do Brasil. “Recomendamos uma continuidade da suspensão, pois enquanto o vírus estiver circulando, qualquer atividade que implique aglomeração é de alto risco”, resumiu. 

Quanto à pós-graduação, foi discutida resolução que institui um período especial para os cursos em razão das medidas de enfrentamento da pandemia. Neste período especial, atividades como aulas e bancas e estágios de formação poderão ou não serem realizados, com autonomia dos cursos. A resolução também prevê flexibilidade para trancamentos e cancelamento de disciplinas. O reitor lembrou que a minuta foi discutida amplamente com a pró-reitoria, os discentes e no fórum dos coordenadores. 

Os colegiados dos diferentes programas da UFPR terão a responsabilidade de mediarem questões como a realização das bancas, dos estágios e das aulas remotas. “Demos um empoderamento aos colegiados para desburocratizar os processos”, explicou o coordenador de Programas de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, André Luiz Rodacki.  

Resolução sobre graduação não inclui determinações sobre atividades de ensino 

A resolução sobre as atividades de graduação trata exclusivamente da regulamentação, em caráter excepcional, das atividades didáticas das disciplinas que são ofertadas nas modalidades EaD ou parcialmente EaD, de estágio obrigatório e estágio não obrigatório, atividades formativas e atividades didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica. Não houve discussão sobre as atividades de ensino remoto. 

A minuta autoriza, entre outras coisas, a continuidade do desenvolvimento das atividades didáticas das disciplinas das modalidades EaD ou parcialmente EaD e autoriza a continuidade das atividades didáticas de estágio obrigatório e do estágio não obrigatório desde que em segurança, com orientação remota e anuência das partes.  

Atividades didáticas orientadas também são regulamentadas, desde que obedecidos os termos. A resolução ainda prevê a possibilidade de realização de bancas de defesa de trabalho de conclusão de curso de forma remota, desde que haja as condições necessárias para a sua realização e concordância dos estudantes, orientador e da banca de avaliação. 

Acesse as resoluções

Resolução nº 42/2020 (dispõe sobre a suspensão dos calendários acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e de educação profissional e tecnológica)

Resolução nº 43/2020 (institui, em caráter excepcional, período especial para os cursos de pós-graduação (stricto e lato) da UFPR no ano de 2020 em razão das medidas de enfrentamento da pandemia)

Resolução nº 44/2020 (regulamenta, em caráter excepcional, as atividades didáticas das disciplinas que são ofertadas nas modalidades EaD ou parcialmente EaD, de estágio obrigatório, estágio não obrigatório e estágio de formação pedagógica, atividades formativas e atividades didáticas orientadas dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR durante a suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020)

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

15 julho, 2024

A abertura de disciplinas isoladas para o segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade […]

15 julho, 2024

Guilherme Pinheiro e Amanda Hashimoto inscreveram no Aerogel Architecture Award 2024 um plano de transformação do sobrado histórico abandonado no Centro de Curitiba

11 julho, 2024

Doze calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de […]

10 julho, 2024

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2025 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao […]