Pesquisa entre a UFPR e a iniciativa privada busca o melhoramento de plantas ornamentais

Levantamento do Instituto de Economia Agrícola, mostra que o valor acumulado das exportações de produtos da floricultura brasileira, de janeiro a setembro de 2006, atingiu US$ 24,2 milhões, um crescimento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2005.

E é com base neste interesse dos outros países pelas flores produzidas no Brasil, que a UFPR vem realizando pesquisas para melhorar as informações técnicas sobre o assunto. Um dos estudos em desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia na área de Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná, é sobre “Melhoramento genético de Hemerocallis hybrida”.

O Hemerocallis é uma planta ornamental rasteira muito utilizada em projetos de paisagismo devido a sua rusticidade e beleza das flores. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a Empresa Agrícola da Ilha Ltda de Joinville, Santa Catarina. No primeiro ano, a doutoranda Luciana Alves Fogaça, que vem sendo orientada pela professora de Floricultura, Francine Lorena Cuquel, realizou cruzamentos com a finalidade de avaliar a herança genética das plantas.

Os resultados desta pesquisa irão gerar informação científica que será apresentada na tese de doutorado. Os dados, publicados em Revistas Científicas especializadas da área, vão dar subsídios a outros produtores e ajudarão a empresa a produzir um maior número de espécies..

Atualmente são produzidas 53 diferentes variedades em cores que variam entre os tons de amarelo, laranja, lilás, vermelho, vinho, marrom, púrpura até quase azul. As flores possuem formas variadas com cores de fundo das mais diversas e porte pequeno a grande, permitindo soluções únicas e de forte impacto visual em pequenas ou grandes áreas.

jardim de hemerocallis

detalhe de uma planta