Núcleo da UFPR cria centro de documentação do 3º setor

Localizado dentro da Biblioteca do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, o Cedoc tem como objetivo reunir dados e informações relacionadas às ONGs – organizações não governamentais e a outras entidades sem fins lucrativos.

Trata-se do primeiro centro do país a abordar o terceiro setor de forma multidisciplinar. A iniciativa tem o apoio da UFPR e de duas instituições privadas: a Fundação Itaú Social e a Federação das Indústrias do Paraná.

Além de levantar informações, o CEDOC deve desenvolver pesquisas aplicadas e atender demandas acadêmicas da própria UFPR e da comunidade em geral.

“Estamos abrindo uma nova fase, para o atendimento de demandas que até então estavam represadas em nosso núcleo de estudos”, afirmou a professora Ana Lúcia Jansen Santana, coordenadora do NITS, durante a solenidade de inauguração do CEDOC.

Parte do acervo inicial do centro é composto por doações de materiais do arquivo pessoal da própria professora Ana Lúcia, acumulado durante mais de dez anos de atuação na área.

A UFPR destinou o espaço físico, além de garantir a guarda e segurança do acervo. A Fundação Itaú Social e a FIEP aplicaram no projeto R$ 40,7 mil e R$ 25 mil, respectivamente. Os recursos foram utilizados para a aquisição de móveis e equipamentos.

“Precisamos de novas parcerias para que consigamos consolidar a iniciativa”, afirma Ana Lúcia.

Nessa fase inicial de funcionamento, o CEDOC permanecerá aberto das 14 às 18 horas. Três alunos bolsistas trabalham no local.

Repercussão

“O CEDOC não será um local apenas para registro e arquivo de dados, será uma unidade de referência, que irá conectar as pessoas a informações sobre o terceiro setor”, declarou Ligia Kraemer, professora do Departamento de Gestão da Informação da UFPR e colaboradora do NITS.

Presente à inauguração, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Paulo Yamamoto colocou-se à disposição para contribuir com a consolidação e a expansão do CEDOC.

“Precisamos fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no terceiro setor”, afirmou Yamamoto. “A UFPR se orgulha por ter em seus quadros pessoas como a professora Ana Lúcia, que, de forma voluntária, luta e não mede esforços para conquistar seus objetivos.”

O professor decano do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Luiz Wamberto, observou que, há cerca de quatro anos, o terceiro setor não fazia parte do currículo do curso de economia. “A criação da disciplina de ‘Economia do Terceiro Setor’ vem chamando a atenção inclusive de alunos de outros cursos, tanto que nem todos conseguem vagas”, informou.

A FIEP e a Fundação Itaú Social foram representadas na solenidade, respectivamente, por Daniele Farfus e por Ana Beatriz Patrício.

Instalações do Centro de Documentação e Informação em Terceiro Setor
Foto: Izabel Liviski

O pró-reitor Paulo Yamamoto e a professora Ana Lúcia Jansen descerram placa de inauguração do CEDOC

A professora Ana Lúcia Jansen discursa durante inauguração do CEDOC