Os equipamentos entram em operação ainda nesta semana. Imagem: Samira Chami Neves.
A Maternidade Victor Ferreira do Amaral, ligada ao Complexo Hospital de acaba de obter duas novas e importante conquistas, que garantirão a melhoria da qualidade do atendimento à população. A organização recebeu, hoje, 13 novos equipamentos – oito detectores fetais Doppler , três cardiotocógrafos e dois oxímetros – e entregou reformas feitas em duas enfermarias, que possuem quatro leitos.
Os equipamentos forma comprados com recursos da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) e da AAHC (Associação de Amigos do Hospital de Clínicas). Atenderão a cerca de mil pacientes, entre parturientes e gestantes do pronto-atendimento e do pré-natal. Os detectores Doppler são usados na identificação dos batimentos cardíacos; os cardiotocógrafos, no diagnóstico do risco de morte dos fetos.
O superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Flávio Tomasich, disse que os recursos chegam em boa hora. “Nós sabemos das dificuldades que a Maternidade enfrenta no seu cotidiano. Por isso, este apoio será muito importante”, comentou, representando o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
Menor mortalidade infantil
O diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, Sezifredo Paz, disse que o trabalho da Maternidade Victor Ferreira do Amaral tem contribuído para reduzir os indicadores de mortalidade materna e infantil no Estado. “Por isso, nós temos a grata satisfação de apoiar a maternidade”.
A superintendente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas, Maria Elisa Paciornik, reiterou seu compromisso de apoiar a maternidade, no que for possível. A compra dos equipamentos foi o primeiro apoio concreto garantido pela AAHC à maternidade. “A maternidade é nossa filha mais nova. Peçam, sempre que precisarem. Ajudaremos, no que for possível”, disse.
O diretor da Divisão Médica da maternidade, Marcos Takimura, afirmou que os equipamentos chegam em momento oportuno. “A ajuda mostra que não estamos órfãos”, avaliou. O diretor de Atenção à Saúde do Complexo HC, Adonis Nasr, destacou a importância da parceria entre a SESA e a AAHC. “Foi uma renovação de equipamentos necessária que será muito importante para a maternidade”, comentou.
Da entrega dos equipamentos participaram, ainda, a chefe da divisão de Cuidado Materno-Infantil da maternidade, Tereza Krause, e a chefe da Divisão de enfermagem, Vivian Walache.
Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção […]
Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]
Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]