Ministra do Meio Ambiente estará em Curitiba dia 8 de novembro

O Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná, curso que em 13 anos formou mais de 90 doutores e tem hoje 50 teses em andamento, receberá a ministra Marina Silva. Todas as pesquisas desenvolvidas pelo Doutorado levantam problemas concretos de desenvolvimento na Região de Curitiba e no Litoral.

A programação da ministra começa com uma visita aos laboratórios do doutorado em Meio Ambiente, às 14h30min do dia 8, no Campus do Setor de Ciências Agrárias. Ela irá conhecer os estudos em andamento e conversar com os pesquisadores. Depois, às 15h30min, fará uma palestra sobre Política Ambiental Brasileira, no Auditório Azul do Setor de Ciências da Saúde, Campus do Jardim Botânico. A palestra será aberta a toda comunidade.

APOIO DO MINISTÉRIO- Um dos grandes estudos do Doutorado em Meio Ambiente com duração de quatro anos é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e trata de uso e apropriação dos recursos costeiros, que irá definir o potencial pesqueiro do litoral brasileiro, entre outros aspectos. Segundo o professor José Milton Andriguetto, a pesquisa envolve 10 estados, e cada universidade estuda o litoral da sua região. Além do potencial de pesca, são analisados a ocupação do solo, qualidade da água e a biodiversidade de uma forma geral. Este tipo de trabalho, de acordo com o professor, valoriza a aproximação com outras instituições e fortalece a multidisciplinariedade. Outra pesquisa vem sendo desenvolvida na Região Metropolitana de Curitiba.

O modelo do curso de doutorado em Meio Ambiente na forma multidisciplinar vem sendo modelo para outras universidades que querem criar unidades semelhantes, como a UNICAMP, Centro Interdisciplinar de Meio Ambiente da USP, e o PODEMA, que reúne universidade do Nordeste, destaca o professor. E é essa estrutura que a ministra virá conhecer.

Ministra Marina Silva
Foto: arquivo Google