Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cooperativas geram renda para desempregados

Entre os grupos atendidos pelo Programa está o Grupo de Troca Ecoplan – Centro de Proteção Alimentar Padre Miguel, do bairro Xaxim, produz roupas infantis e femininas, chaveiros, bijuterias e chocolate. É formado por 40 mulheres que há 11 anos trabalham em casa e participam de feiras de onde tiram o sustento. Dona Sonia Nascimento explicou que está satisfeita. Sai de casa apenas para trabalhar nas feiras em praças e eventos e consegue entre R$ 600 e R$ 700 por mês.

Uma das mais recentes cooperativas a ganhar vida própria e ainda contar com apoio da UFPR é a Coopermandi – Cooperativa de Mandirituba. O grupo de 32 pessoas trabalha com artigos variados como panos de prato, bonequinhas de pano, agricultura orgânica, mas o que mais chama a atenção são as bolsas de lona produzidas a partir de malotes velhos doados pelos Correios de todo País, por bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú, além do Tribunal Regional Eleitoral.

SETE GRUPOS – O Programa de Extensão de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFPR é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e atende sete grupos de trabalhadores, entre eles o dos presos da Penitenciária Central de Piraquara, de Mandirituba, de Antonina (industrializa produtos à base de siri); de jardinagem, que nasceu de um grupo de vigilantes, em Curitiba e de um grupo de catadores de papel do bairro Cajuru, também em Curitiba. Dois já se desvincularam e hoje trabalham por conta própria. É a cooperativa de taxistas de Foz do Iguaçu que há um ano e meio se desvinculou da UFPR. O outro grupo trabalha na prestação de serviços na área de Informática e é formado por trabalhadores que foram demitidos quando a Telepar foi privatizada.

Além da assistência aos grupos incubados o programa da UFPR atua na realização de cursos sobre economia solidária. Através de convênio com a Secretaria do Trabalho foram treinados 70 grupos de trabalhadores informais e ainda feitos treinamentos para os formadores desses grupos em Cascavel, Maringá e Curitiba.

FEIRAS – A coordenação do Programa de Incubadoras, professora Sandra Bergonsi está programando a realização de feiras semanais nos campi da UFPR a partir de setembro envolvendo os grupos apoiados pelo programa. A finalidade é proporcionar alternativa de renda para os grupos e divulgar o trabalho dos cooperados e do programa. Outra possibilidade é a exposição permanente dos produtos fabricados pelos diversos grupos nas laterais do Prédio da Praça Santos Andrade, mas a oficialização ainda depende de entendimentos com a Prefeitura e com a Procuradoria Jurídica da UFPR.

Foto(s) relacionada(s):


Exposição de produtos das Cooperativas
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS