Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado em Design formou o primeiro mestre

O estudo foi apresentado à banca examinadora no começo deste mês, pela arquiteta Talita Christine Pacheco Telma, 29 anos, que embarca nesta sexta-feira para Freiburg, Alemanha para cursar o doutorado, em que também irá estudar a interação virtual, mas desta vez com a TV Digital. Outras sete pesquisas em fase de conclusão serão apresentadas até o final do ano no Mestrado em Design da UFPR, que começou em junho de 2006.

O estudo de Talita analisou três tipos de museus virtuais, o website, os anúncios virtuais, em que os Museus expõem os horários de funcionamento e endereços e ainda os folhetos eletrônicos que permitem acesso ao acervo para pesquisa. De acordo com a nova mestre, na medida em que os museus virtuais forem ampliando a divulgação, os internautas são mais atraídos para as visitas presenciais.

Talita afirmou que não há uma competição com o museu físico porque os virtuais se transformaram numa forma de facilitar o acesso, fornecendo informações detalhadas, que até pouco tempo o visitante só conseguia depois de conhecer pessoalmente todas as obras expostas. É uma forma também de facilitar as informações para o turista e popularizar os mais diferentes tipos de museus.

Agora a arquiteta fica de três a quatro anos na Alemanha. O doutorado que está começando é na área de Ciências Cognitivas e pretende estudar todas as opções de interação que estão surgindo com a chegada da TV Digital.

Foto(s) relacionada(s):


Talita, a primeira mestre em Design formada pela UFPR


Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, conhecido como Museu do Olho
Foto: Talita Telma

Fonte: ACS