Feira com universidades alemãs reúne um grande número de participantes na UFPR

Conhecida como o “País das Idéias” – tanto no campo da tecnologia, como nos da filosofia e da cultura – a Alemanha concentra hoje 102 universidades; 167 universidades de ciências aplicadas; 52 universidades de música, artes e filmes, e 63 universidades privadas, oferecendo cerca de 10 mil cursos de alta qualidade em todos os níveis e áreas. São 12,5% os estrangeiros que atualmente estudam e pesquisam nas universidades alemãs.

“O fato da nossa universidade ter sido a escolhida pelo DAAD para sediar o encontro mostra justamente o reconhecimento da importância da nossa cooperação e intercâmbio com as universidades daquele país”, comentou o professor Antonio Carlos Gondim, assessor de Relações Internacionais da UFPR.

“Há muito a UFPR tem buscado parcerias internacionais”, comentou a vice-reitora da UFPR Márcia Helena Mendonça durante a cerimônia de abertura da Feira. “De todas as nacionalidades que apóiam nossos professores e estudantes, a nação germânica tem sido a que está sempre em primeiro lugar. Eventos como este reforçam laços não apenas técnicos e científicos, mas também de amizade.”

Desde abril de 2007, a universidade é sede de um Centro de Cooperação Brasil-Alemanha estabelecido no CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR. Integrada à Assessoria de Relações Internacionais e coordenada pelo professor Paulo Soethe, a unidade busca justamente ampliar as relações da instituição com aquele País através da troca de experiências relacionadas à Educação Superior Pública. Essa iniciativa soma-se pelo menos a outros 16 acordos já existentes entre a UFPR e a Alemanha, seis deles com a Baviera.

COUN – Pela importância da realização da feira na UFPR, os representantes das universidades alemãs expositoras e demais instituições brasileiras presentes também participaram de um encontro realizado quarta-feira na sala do Con selho Universitário e presidida pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior. Ocasião na qual o DAAD fez a entrega do material de divulgação dos serviços de intercâmbio e foi também realizada uma mesa-redonda abordando o tema da profissionalização da cooperação internacional. Dela participaram a professora Jackelyne Corrêa Veneza da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná; o professor Johann Gerlach membro da diretoria do DAAD; o professor Antonio Carlos Gondim como vice-presidente do FAUBAI; Stephan Hollensteiner assessor de relações internacionais para a América Latina, Japão e Marrocos da Universidade Técnica de Munique e Rosa Marina de Brito Meyer coordenadora central de Cooperação Internacional da PUC Rio.

Também estavam presentes Gabrielle Althoff, diretora do Escritório do DAAD no Brasil; o embaixador Sergio Couri, diretor de representação do Ministério das Relações Exteriores; Maria de Fátima Battaglin representando a CAPES; Susan Lorenz do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo; Claudia Jahnel, diretora do Instituto Goethe de Curitiba e Katja Reinecke, leitora do DAAD na UFPR.

EXPOSITORES – O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil estudantes, docentes e pesquisadores, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente.
Entre os expositores da feira em Curitiba estavam a TU 9 (associação de nove universidades técnicas: Munique, Dresden, Aachen, Berlin, Braunschweig, Darmstadt, Hannover, Karlsruhe e Stuttgart); TU Munique; Centro de Pesquisa de Jülich; Universidade de Colônia (a maior da Alemanha); Universidade de Kaiserslautern; Universidade de Leipzig; Universidade de Stuttgart; Universidade de Ciências Aplicadas de Furtwangen; Baden-Württemberg International; FaDaF – Associação de Alemão como Língua Estrangeira; DAAD; Goethe-Institut; Consulado Geral da Alemanha e o CampusFrance.

Professora Marcia Helena Mendonça fala na cerimônia de abertura

Detalhe do estande da TU9

Aluno recebe informações em um dos estandes da feira

Aluno recebe informações em um dos estandes da feira