PRPPG tem nova Pró-Reitora

Ela foi escolhida pela administração para dar seqüência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Pró-Reitora Maria Benigna Martinelli de Oliveira, que morreu vítima da violência urbana, baleada durante um assalto, no dia 7 de março, em Curitiba.

O trabalho de “Binha”, como sempre era chamada na UFPR, foi lembrado por todos os presentes na solenidade de posse. Participaram dezenas de professores e servidores da PRPPG, além de pesquisadores e representantes da administração.

METAS – A nova Pró-Reitora, que pesquisa produtos naturais na fabricação de remédios, no Departamento de Farmacologia, explica que além da administração dos 350 grupos de pesquisa e dos recursos captados por agências financiadoras, como CAPES, CNPq, FINEP e Fundação Araucária, é preciso crescer e melhorar a posição da UFPR no ranking das universidades. De 2001 para 2006 a UFPR passou de 16º para 11º na relação das universidades que mais desenvolvem pesquisa no Brasil. “Nossa meta é chegar ao 5º lugar nos próximos seis anos”, destacou Maria Consuelo, completando que “capacidade e vontade para ampliar os estudos nós temos’.

Outro desafio está em aumentar o número de doutores na UFPR e parte da meta já vem sendo cumprida, porque de 2001 a 2007, esse índice passou de 38 para 52%. “Queremos chegar a 80% do corpo docente com título de doutorado”, segundo a nova Pró-Reitora. “O ideal é que cada departamento tenha um curso de mestrado ou doutorado.” Outra meta é internacionalizar a pós-graduação para atingir o conceito sete, o máximo nos cursos de mestrado e doutorado. No Paraná, nenhum curso tem essa nota.

CONFIANÇA – A nova Pró-Reitoria vinha respondendo pela Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG desde o ano passado.

A nova Pró-Reitora assina o termo de posse.
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS