Missão argentina visita a UFPR para troca de experiências

Os visitantes, oriundos das cidades de Corrientes, Misiones, Santiago del Estero e Formosa, vieram para conhecer – na universidade – como é a relação de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação na vinculação da UFPR com empresas e com o Governo do Estado.

“A UFPR já recebeu visitas anteriores do país argentino, mas sempre com a participação maior de professores e estudantes de instituições de lá”, explicou Hideo Araki, assessor adjunto da Assessoria de Relações Internacionais da UFPR. “É a primeira vez em que a visita tem este caráter diferente, não sendo apenas no âmbito acadêmico, mas também empresarial. O que eles querem é ouvir nossas experiências como universidade para aproveitá-las na Argentina.”

“Nossa visita tem como objetivo promover um projeto novo chamado Programa de Promoção da Universidade Argentina no Exterior”, esclareceu o coordenador da delegação Argentina Gustavo Tripaldi. “Um projeto que visa fortalecer o relacionamento entre as universidades do norte argentino e as universidades do sul do Brasil. Assim, visitamos o Rio Grande do Sul e o Paraná para aprender sobre o desenvolvimento que as universidades estão tendo na relação entre o meio acadêmico e as empresas.”

A programação, coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais da UFPR, incluiu a participação – com a apresentação de cases e debates – de diferentes unidades da universidade como o NEMPS – Núcleo de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares, a Incubadora de Cooperativas Populares, o NPI – Núcleo de Propriedade Intelectual, além do Escritório de Transferência de Tecnologia.

“Creio que estamos aprendendo muito ao podermos ver, no Brasil, uma realidade que recém está acontecendo nas universidades argentinas: a cooperação entre empresas e instituições de ensino”, complementou o reitor da Universidade de Formosa Martin René Romano.

“Há dois dias tivemos uma reunião com várias universidades alemãs”, disse o reitor da UFPR aos visitantes. “Acreditamos que o progresso científico e tecnológico segue junto com a possibilidade de acordos e parcerias com outras universidades, com outros países. Desde que demos início à nossa política de internacionalização, temos vivido uma outra universidade. Hoje temos cursos que possuem bi diplomação. É um caminho bom a ser trilhado e que deve ser trilhado também com nossos irmãos da América Latina.”

Na missão estavam presentes reitores, vice-reitores e diretores de setores da UNNE – Universidad Nacional del Nordeste, UNAM – Universidad Nacional de Misiones, UNSE – Universidad Nacional de Santiago del Estero e da UNaF – Universidad Nacional de Formosa.

Representantes argentinos na reunião realizada na Sala dos Conselhos
Foto: Izabel Liviski