Exposições e espetáculos em Antonina seguem o ritmo de Festival

A Estação Central que normalmente carece de passageiros, ganha vida com a exposição dos cartazes que concorreram no concurso deste Festival 2008. No mesmo local, é possível conferir um pouco da arte popular produzida pelos artistas e artesãos locais: são fantasias, adereços e os tradicionais bois que estão em exposição no térreo da Estação. No sábado será a vez da exposição dos vários trabalhos produzidos nas oficinas de artes plásticas, nas instalações novas do Mercado Municipal.

No final do Festival também haverá uma exposição que deverá chamar a atenção pelo ineditismo. Na oficina Mãos nas Obras – montando uma exposição, um ministrante de peso: o cronista de arte João Henrique do Amaral, ex-diretor do Sistema de Museus do Paraná, curador convidado do Projeto Sagas – Alemanha/Brasil, do Instituto Cultural Itaú, do projeto Rumos Visuais, entre outros. Nessa oficina, artistas, arte-educadores, professores e outros profissionais auto-denominados de ‘curiosos’ estão percorrendo todos os demais cursos. ‘Vamos criar links entre as oficinas para buscar uma unidade como resultado final’, explicou João Henrique, ao comentar que o resultado será a montagem de uma exposição dos trabalhos realizados pelas diversas oficinas em espaços diferentes e inusitados, que deverão surpreender pelo ineditismo. Ao final, os participantes uma experiência completa de um Conselho Curatorial.

ESPETÁCULOS – O Festival não é apenas para aqueles que já estão participando dos cursos. Pode ser uma excelente opção para quem queira passar o dia em Antonina e aproveitar para conferir alguns espetáculos que acontecem sempre ao meio-dia; às 18h30min; às 20 e 22 horas. Na quarta, quinta e sexta-feira será oportunidade para conferir o espetáculo que foi sucesso na temporada em Curitiba: Pessoalmente Fernando, onde o ator Rafael Camargo mostra no palco a vida do poeta Fernando Pessoa. O espetáculo foi premiado em quatro categorias pelo Troféu Gralha Azul: Melhor Ator, Rafael Carmargo; Diretor, Áldice Lopes; Sonoplastia, César Sarti e Iluminação, Waldo Leon. Será apresentado sempre às 20 horas, no Auditório da Liga, próximo ao Palco Principal. Até o próximo sábado, o Festival terá apresentado nada menos do que 41 espetáculos. A programação completa pode ser conferida no site www.proec.ufpr.br/festival2008.

Download de imagens

Para quem não pode vir a Antonina, informações diárias sobre o Festival estão disponíveis no site do festival www.proec.ufpr.br/festival2008. Nesse site há um link específico ainda para a imprensa, com informações sobre as diversas atividades e eventos e ainda fotos disponíveis para download, em alta resolução.

Exposições do Bloco do Boi do Norte e de Cartazes do Festival
Foto: Douglas Fróis