EVINCI movimenta o campus do Jardim Botânico a partir desta quarta-feira

“A ciência é para os apaixonados”, disse a vice-reitora Márcia Helena Mendonça por ocasião da abertura. Na oportunidade, destacou que a Iniciação Científica é uma condição especial que permite ao jovem o ingresso num mundo novo que o envolve de forma irreversível e definitiva.

Com o olhar voltado para a formação de um cientista, o Evento apresenta ao aluno o desafio e o estímulo para a pesquisa científica, possibilitando sua efetiva participação nos processos de desenvolvimento tecnológico, científico e social através do conhecimento, evidenciou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Maria Benigna Martinelli de Oliveira. “Para os estudantes o EVINCI propicia um momento importante de integração com as comunidades interna e externa por meio das apresentações de seus trabalhos”, reconhece a coordenadora do Evento, professora Cyntia Maria Telles Fadel Picheth.

Pesquisas – Este ano, um total de 938 trabalhos científicos estão expostos no campus do Jardim Botânico, abraçando todas as áreas do conhecimento, das Ciências Agrárias às Engenharias, incentivados pelo Programa de Iniciação Científica da UFPR, PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Araucária e outros.

Medicina – Como exemplo da abrangência dos estudos apresentados pode-se destacar a área Médica com o trabalho sobre a “História Natural da Esclerose Múltipla no HC – UFPR”, do aluno Vitor Ângelo Radünz – 6º ano do curso de Medicina. Na investigação, o autor esclarece que a Esclerose Múltipla é uma doença cuja causa não é muito conhecida, portanto não possui cura definitiva. Como objetivo principal, o trabalho traça o perfil de portadores da doença atendidos no HC, provenientes da região sul. O levantamento das informações, baseado em características gerais e sintomatologia dos pacientes podem ser úteis para retardar a evolução das formas mais graves da doença, explica Vitor.

Psicologia – A Psicologia Social também está presente no Evento abordando a “Memória, Identidade e Assimilação Cultural: Libaneses na Guerra do Pente em Curitiba”, trabalho da aluna Priscilla Kosiak Pointenvin, do 8º período do curso de Psicologia. “Poder participar de todos os segmentos da área é muito importante para a formação de um profissional”, diz Priscilla. Na pesquisa, a aluna destaca a “Guerra do Pente”, episódio que ocorreu num estabelecimento comercial de Curitiba em 1959 e que ainda resiste na memória de muitos curitibanos. Curiosamente, o fato diz respeito a um “quebra-quebra” que se formou diante da loja de um árabe que se recusou a dar a um cliente uma nota fiscal relativa à compra de um pente. O incidente, que durou dois dias, mobilizou grande parte da segurança da cidade. Mas, o que a pesquisa quer evidenciar, é o abalo moral sofrido pela família do comerciante e o posterior processo de edificação de sua identidade, explica a autora. Compõem ainda as atividades do EVINCI para os próximos dias várias palestras, sessão de pôsteres e mesa-redonda sobre os temas afins.

Fonte: Sônia Loyola