Artigos Aceitos SulPET 2025
Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Análise de tecidos para produção de absorventes reutilizáveis: avaliação de absorção e conforto
- Preservação do ecossistema costeiro: uma abordagem educacional interativa
- Trilha do tatu – caminhos para educação ambiental
- Walking rivers: experiência petiana de conexão com o rio
- Do plástico ao microplástico: um perigo (in)visível
Ciências Agrárias
- VIII simpósio de produção animal e agronegócio
- Zoot kids: ações de extensão que inspiram o futuro
- Dados que contam histórias: o papel do sidra da compreensão do mundo rural brasileiro
- Petflores – florescendo no campo
- Geração de renda na agricultura familiar por meio do processamento de produtos agropecuários
- Zoo o que? Divulgação do curso de zootecnia, da UEL e das políticas inclusivas e de permanência
- Relatos que inspiram: a experiência do pet-repórter como estratégia de formação ampliada
- Monitoramento de água no solo irrigado, empregando técnica eletromagnética fdr
- Visitec: o papel das visitas técnicas na formação de engenheiros florestais
- Projeto pet cursos: capacitação e desenvolvimento acadêmico
- Café com pet
- Atividades_em_homenagem_às_mulheres
- Engajamento e educação em engenharia de alimentos: iniciativa pet nas escolas
- Pet na zootecnia: recepção e acolhimento dos calouros
- Impactos das queimadas de 2024 na qualidade da chuva em Frederico Westphalen – RS
- Humor, criatividade e arte como métodos complementares no ensino de medicina veterinária
- XIV simpósio de atualização em grandes culturas – milho
- VI competição agronômica da UFSM
Ciências da Saúde
- Journal club e hands club: integração entre teoria e prática
- Metodologia ativa e protagonismo acadêmico: experiência com juri simulado no pet odontologia UEM
- A experiência do grupo pet odontologia no complexo hospital de clínicas da UFPR: integração e educação na odontologia hospitalar
- A ludicidade como ferramenta no processo de educação em saúde a gestantes de alto risco: um relato de experiência
- Projeto mente aberta no dia da família em uma escola de ensino fundamental e médio em Venâncio Aires/RS
- Café petiano: propiciando formação para além da universidade
- Manhã recreativa: a extensão universitária como espaço de formação profissional e humanização
- Promoção da saúde universitária: relato de experiência do ambulatório de nutrição uninutri na UFSC
- Educação alimentar e nutricional integrada à promoção da segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social
- Relato de experiência: roda de conversa sobre plantas medicinais com idosos
- Relevância da educação em saúde a adolescentes e jovens no ambiente escolar: relato de experiência
- Ações de promoção de saúde bucal para pessoas em situação de rua: relato de experiência do pet-odontologia UEL
- Compartilha pet: espaço de discussão e compartilhamento de vivências sobre saúde
- Ações de conscientização sobre o uso de cigarros eletrônicos em jovens: relato de experiência desenvolvida pelo pet-odontologia UEL
- Iniciação esportiva na escola: a midiatização de cenários pedagógicos expostos para distintos países do mundo
- Ações interdisciplinares em saúde coletiva: relato de experiência do grupo pet pisc
- Atividades esportivas e de lazer com crianças e adolescentes como enfrentamento ao vício tecnológico em escolas públicas
Engenharias
- Mapeamento de áreas suscetíveis a deslizamentos translacionais na bacia hidrográfica do Itacorubi – Florianópolis/SC
- Desafio civil
- Engenheirando-se
- Evasão em curso de engenharia civil: estudo sobre o perfil estudantil e tipos de evasão ocorridos na universidade federal de Santa Catarina
- Projeto meio ambiente performado pelo pet engenharia química como ferramenta de transformação socioeducacional
- Lean office no pet engenharia de produção da UFSC
- Avaliação das propriedades mecânicas da argamassa com adição de polietileno de alta densidade
- Análise comparativa das características de desempenho de blocos cerâmicos e blocos de concreto celular autoclavado (bcca)
- Gestão de tempo no contexto acadêmico: experiência de ensino remoto sobre ferramentas de organização
- A aplicação de desafios práticos como ferramenta de aprendizagem
- Oficinas de nivelamento do pet-ctc: uma estratégia de apoio acadêmico na unipampa
- Pet engenharia civil: projetando em favor da comunidade
- Pet engenharia química UTFPR-PG: complemento à formação acadêmica e alcance social
- Vivência dos petianos da engenharia civil pós enchente histórica de 2024 na cidade de Porto Alegre
- Projeto educacional para integração de máquinas em uma célula de manufatura didática
- Desafio ecopet: uma iniciativa do pet engenharia civil da ufsm para promover a educação ambiental e a causa animal
- Geotecnologias como ferramenta na análise de casos de inundação na localidade da vila da quinta-Rio Grande (RS):um estudo de caso no arroio das cabeças – fase 1
- Aplicação do microsoft excel como suporte no eixo ensino do pet engenharia química
- Robótica colaborativa em ação: projetos desenvolvidos pelo pet mecatrônica em parceria com a equipe cerberus
- Projeto e implementação de conversor chaveado cc-cc para sistemas de carregamento de baterias
- Encapsulamento de compostos bioativos: estudo com óleo essencial da casca de laranja para aplicações funcionais
- Projeto de controle com arduíno e seu impacto na sistematização e consolidação da tríade ensino, pesquisa e extensão
- Projeto hora do calouro pet engenharias: recepção dos calouros de engenharia ambiental e engenharia florestal
Tecnologia e Inovação
- A&B game jam: um estudo comparativo
- A fabricação digital como ferramenta pedagógica para o ensino de arquitetura: o caso do PET/ARQ/UFSC
- Acesso aberto e recursos educacionais: a experiência do arcaz
- Iniciativas em programação, IA, IoT, e redes no grupo PET Eng. Elétrica.
- A contribuição do pet engenharia elétrica nas fronteiras da educação na graduação
Ciências Exatas
- Feira de ciências e oficinas do pet química UEPG para popularização das ciências e democratização do ensino superior
- Tabela periódica em braille: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica adaptada para alunos com limitação visual.
- Cartilhas de química no cotidiano: popularização científica aproximando universidade e sociedade
- Informática para imigrantes
- Quioficina: análise de ph do solo com indicador natural
- Capacitação em lógica de programação e python: apoio a discentes do centro de tecnologia da universidade estadual de Maringá
- Raposinha: desenvolvimento de um robô seguidor de linha para ensino do pensamento computacional
- Experimentos de baixo custo – a tríade universitária na educação democrática
- The force – os três pilares universitários e a divulgação científica
- Interação com o ensino básico – descobrindo talentos na educação pública
- Educação matemática em tempos de crise: o projeto cefasol como estratégia de superação das fragilidades do sistema educacional brasileiro
- Jogo do pet – feirinho
- Redes sociais como estratégia de divulgação científica do pet química da Unioeste
- Pet química nas escolas: a divulgação da química por meio de experimentos demonstrativos
Ciências Biológicas
- Contribuição do projeto meliponini na trajetória dos petianos
- Programa de apoio à educação tutorial – pet-bio – UEL
- Ações pet-bio UEL: diálogo entre universidade e sociedade na formação de biólogos
- Distribuição e alcance do livro “sporum: dispersando curiosidades biológicas” para as unidades de ensino básico e outros contextos educacionais
Minorias Sociais, Étnicas e Acessibilidade
- Educação em saúde com abordagem humanizada: relato de experiência das ações desenvolvidas com alunos da apae no pró-pet medicina
- As particularidades na assistência às pessoas com deficiência: uma percepção de acadêmicos de medicina
- Diálogos sobre migração e inclusão: experiências de estudantes africanos na universidade estadual de Londrina
Cidadania, Cultura e Sociedade
- Acesso ao ensino superior: adesão da UFPR litoral no processo seletivo aprova Paraná universidadesva paraná universidades
- A precariedade dos standards probatórios nas decisões de pronúncias proferidas no contexto de operações policiais em comunidades cariocas (2020-2024) enquanto instrumento de operacionalização do projeto necropolítico criminal brasileiro
- Acervos em risco: ações de salvamento no museu de arte do Rio Grande do Sul e no museu do trabalho
- Ateliê de in(ter)venções urbanas
- O pet serviço social da UFSC e suas aproximações com a perspectiva de uma universidade popular
- Pet conexões de saberes: interdisciplinaridade e desafios nas ações
- Momento políticas públicas: lei Rouanet em foco – instrumento de democratização à cultura
- Ações culturais na formação acadêmica
- Ler traz prazer: leitura literária como fruição e construção de saberes no espaço acadêmico
- Pet na zootecnia: formapet
- Vivência técnica-cultural no circo: relato de experiência do pet educação física na associação londrinense de circo
- Produtora experimental do pet ppc e sua participação no evento esquinas del sur
Ciências Humanas e Educação
- Formação inicial de professores no âmbito da educação tutorial
- Práticas extensionistas do pet assessoria linguística e literária na educação básica
- Uma experiência de multiletramentos nas oficinas de produção de textos orais e escritos
- Potencialidades para divulgação do conhecimento a partir da revista informe letras
- Ciclo de estudos como instrumento para a formação acadêmica e aporte teórico para atividades de pesquisa e extensão
- Entre mundos – formação de jovens para planejamento de carreira
- Gênero, racismo, classe e processos sociais (in)excludentes no IFC Camboriú: percepções dos/das estudantes da graduação
- Clube manualidades: espaço de expressão criativa e diálogos
- Curso de aperfeiçoamento em comunicação e oratória: uma formação interdisciplinar para o pet pedagogia UEM
- O programa de educação tutorial e sua contribuição para a formação integral de acadêmicos do curso de pedagogia
- Grupo de estudos epistemologias da docência para o século XXI – 4° edição: uma construção de cidadania a partir do diálogo
- Construindo jogos pedagógicos – eixo gêneros e sexualidades
- Equilíbrio e taxa de juros: hayek e sraffa em retrospectiva
- Exposição “mulheres de ponta grossa 200 anos” – 2022 a 2024
- Rádio comunitária e extensão: registro histórico da rádio Caraí e do projeto Ecolândia
- Absorva essa ideia: dignidade menstrual no ambiente universitário
- Organização de evento comemorativo: pet economia UEM – 30 anos de legado
- Entre territórios e universidade: relato do primeiro pet com pedagogia da alternância na UFPR
- Produção acadêmica e saberes críticos: experiências formativas no pet história – UFPR
- Entre cursinhos e fronteiras: os eixos de ensino e extensão do pet história UFPR
- Teatro e filosofia: a práxis cênica como laboratório filosófico no pet filosofia
- Oficinas de redação do enem: um relato de experiência do grupo pet letras – Jaguarão/RS
- Olhos d’água, conceição evaristo, um relato de experiência do grupo pet letras
- Editora noctua: compartilhando conhecimento e ampliando a formação acadêmica por meio de práticas editoriais
- A observação da paisagem na disseminação do conhecimento geográfico: sobre as experiências do petgeoguia no ano de 2024
- Informativo pet geografia UDESC: uma ferramenta de comunicação acadêmica
- Zines na escola: reflexões sobre variedade linguística através de crônicas literárias
- “Competções”: compartilhando experiência de uma ação do pet educação física da UFPR