Artigos Aceitos SulPET 2025

Meio Ambiente e Sustentabilidade

  • Análise de tecidos para produção de absorventes reutilizáveis: avaliação de absorção e conforto
  • Preservação do ecossistema costeiro: uma abordagem educacional interativa
  • Trilha do tatu – caminhos para educação ambiental
  • Walking rivers: experiência petiana de conexão com o rio
  • Do plástico ao microplástico: um perigo (in)visível

Ciências Agrárias

  • VIII simpósio de produção animal e agronegócio
  • Zoot kids: ações de extensão que inspiram o futuro
  • Dados que contam histórias: o papel do sidra da compreensão do mundo rural brasileiro
  • Petflores – florescendo no campo
  • Geração de renda na agricultura familiar por meio do processamento de produtos agropecuários
  • Zoo o que? Divulgação do curso de zootecnia, da UEL e das políticas inclusivas e de permanência
  • Relatos que inspiram: a experiência do pet-repórter como estratégia de formação ampliada
  • Monitoramento de água no solo irrigado, empregando técnica eletromagnética fdr
  • Visitec: o papel das visitas técnicas na formação de engenheiros florestais
  • Projeto pet cursos: capacitação e desenvolvimento acadêmico
  • Café com pet
  • Atividades_em_homenagem_às_mulheres
  • Engajamento e educação em engenharia de alimentos: iniciativa pet nas escolas
  • Pet na zootecnia: recepção e acolhimento dos calouros
  • Impactos das queimadas de 2024 na qualidade da chuva em Frederico Westphalen – RS
  • Humor, criatividade e arte como métodos complementares no ensino de medicina veterinária
  • XIV simpósio de atualização em grandes culturas – milho
  • VI competição agronômica da UFSM

Ciências da Saúde

  • Journal club e hands club: integração entre teoria e prática
  • Metodologia ativa e protagonismo acadêmico: experiência com  juri simulado no pet odontologia UEM
  • A experiência do grupo pet odontologia no complexo hospital de clínicas da UFPR: integração e educação na odontologia hospitalar
  • A ludicidade como ferramenta no processo de educação em saúde a gestantes de alto risco: um relato de experiência
  • Projeto mente aberta no dia da família em uma escola de ensino fundamental e médio em Venâncio Aires/RS
  • Café petiano: propiciando formação para além da universidade
  • Manhã recreativa: a extensão universitária como espaço de  formação profissional e humanização
  • Promoção da saúde universitária: relato de experiência do ambulatório de nutrição uninutri na UFSC
  • Educação alimentar e nutricional integrada à promoção da segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social
  • Relato de experiência: roda de conversa sobre plantas medicinais com idosos
  • Relevância da educação em saúde a adolescentes e jovens no ambiente escolar: relato de experiência
  • Ações de promoção de saúde bucal para pessoas em situação de rua: relato de experiência do pet-odontologia UEL
  • Compartilha pet: espaço de discussão e compartilhamento de vivências sobre saúde
  • Ações de conscientização sobre o uso de cigarros eletrônicos em jovens: relato de experiência desenvolvida pelo pet-odontologia UEL
  • Iniciação esportiva na escola: a midiatização de cenários pedagógicos expostos para distintos países do mundo
  • Ações interdisciplinares em saúde coletiva: relato de experiência do grupo pet pisc
  • Atividades esportivas e de lazer com crianças e adolescentes como enfrentamento ao vício tecnológico em escolas públicas

Engenharias

  • Mapeamento de áreas suscetíveis a deslizamentos translacionais na bacia hidrográfica do Itacorubi – Florianópolis/SC
  • Desafio civil
  • Engenheirando-se
  • Evasão em curso de engenharia civil: estudo sobre o perfil estudantil e tipos de evasão ocorridos na universidade federal de Santa Catarina
  • Projeto meio ambiente performado pelo pet engenharia química como ferramenta de transformação socioeducacional
  • Lean office no pet engenharia de produção da UFSC
  • Avaliação das propriedades mecânicas da argamassa com adição de polietileno de alta densidade
  • Análise comparativa das características de desempenho de blocos cerâmicos e blocos de concreto celular autoclavado (bcca)
  • Gestão de tempo no contexto acadêmico: experiência de ensino remoto sobre ferramentas de organização
  • A aplicação de desafios práticos como ferramenta de aprendizagem
  • Oficinas de nivelamento do pet-ctc: uma estratégia de apoio acadêmico na unipampa
  • Pet engenharia civil: projetando em favor da comunidade
  • Pet engenharia química UTFPR-PG: complemento à formação acadêmica e alcance social
  • Vivência dos petianos da engenharia civil pós enchente histórica de 2024 na cidade de Porto Alegre
  • Projeto educacional para integração de máquinas em  uma célula de manufatura didática
  • Desafio ecopet: uma iniciativa do pet engenharia civil da ufsm para promover a educação ambiental e a causa animal
  • Geotecnologias como ferramenta na análise de casos de inundação na localidade da vila da quinta-Rio Grande (RS):um estudo de caso no arroio das cabeças – fase 1
  • Aplicação do microsoft excel como suporte no eixo ensino do pet engenharia química
  • Robótica colaborativa em ação: projetos desenvolvidos pelo pet mecatrônica em parceria com a equipe cerberus
  • Projeto e implementação de conversor chaveado  cc-cc para sistemas de carregamento de baterias
  • Encapsulamento de compostos bioativos:  estudo com óleo essencial da casca de  laranja para aplicações funcionais
  • Projeto de controle com arduíno e seu impacto na sistematização e consolidação da tríade ensino, pesquisa e extensão
  • Projeto hora do calouro pet engenharias: recepção dos calouros de engenharia ambiental e engenharia florestal
     

Tecnologia e Inovação

  • A&B game jam: um estudo comparativo
  • A fabricação digital como ferramenta pedagógica para o ensino de arquitetura: o caso do PET/ARQ/UFSC
  • Acesso aberto e recursos educacionais: a experiência do arcaz
  • Iniciativas em programação, IA, IoT, e redes no grupo PET Eng. Elétrica.
  • A contribuição do pet engenharia elétrica nas fronteiras da educação na graduação

Ciências Exatas

  • Feira de ciências e oficinas do pet química UEPG para popularização das ciências e democratização do ensino superior
  • Tabela periódica em braille: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica adaptada para alunos com limitação visual.
  • Cartilhas de química no cotidiano: popularização científica aproximando universidade e sociedade
  • Informática para imigrantes
  • Quioficina: análise de ph do solo com indicador natural
  • Capacitação em lógica de programação e python: apoio a discentes do centro de tecnologia da universidade estadual de Maringá
  • Raposinha: desenvolvimento de um robô seguidor de linha para ensino do pensamento computacional
  • Experimentos de baixo custo – a tríade universitária na educação democrática
  • The force – os três pilares universitários e a divulgação científica
  • Interação com o ensino básico – descobrindo talentos na educação pública
  • Educação matemática em tempos de crise: o projeto cefasol como estratégia de superação das fragilidades do sistema educacional brasileiro
  • Jogo do pet – feirinho
  • Redes sociais como estratégia de divulgação científica do pet química da Unioeste
  • Pet química nas escolas: a divulgação da química por meio de experimentos demonstrativos

Ciências Biológicas

  • Contribuição do projeto meliponini na trajetória dos petianos
  • Programa de apoio à educação tutorial – pet-bio – UEL
  • Ações pet-bio UEL: diálogo entre universidade e sociedade na formação de biólogos
  • Distribuição e alcance do livro “sporum: dispersando curiosidades biológicas” para as unidades de ensino básico e outros contextos educacionais

Minorias Sociais, Étnicas e Acessibilidade

  • Educação em saúde com abordagem humanizada: relato de experiência das ações desenvolvidas com alunos da apae no pró-pet medicina
  • As particularidades na assistência às pessoas com deficiência: uma percepção de acadêmicos de medicina
  • Diálogos sobre migração e inclusão: experiências de estudantes africanos na universidade estadual de Londrina

Cidadania, Cultura e Sociedade

  • Acesso ao ensino superior: adesão da UFPR litoral no processo seletivo aprova Paraná universidadesva paraná universidades
  • A precariedade dos standards probatórios nas decisões de pronúncias proferidas no contexto de operações policiais em comunidades cariocas (2020-2024) enquanto instrumento de operacionalização do projeto necropolítico criminal brasileiro
  • Acervos em risco: ações de salvamento no museu de arte do Rio Grande do Sul e no museu do trabalho
  • Ateliê de in(ter)venções urbanas
  • O pet serviço social da UFSC e suas aproximações com a perspectiva de uma universidade popular
  • Pet conexões de saberes: interdisciplinaridade e desafios nas ações
  • Momento políticas públicas: lei Rouanet em foco –  instrumento de democratização à cultura
  • Ações culturais na formação acadêmica
  • Ler traz prazer: leitura literária como fruição e construção de saberes no espaço acadêmico
  • Pet na zootecnia: formapet
  • Vivência técnica-cultural no circo: relato de experiência do pet educação física na associação londrinense de circo
  • Produtora experimental do pet ppc e sua participação no evento esquinas del sur
     

Ciências Humanas e Educação

  • Formação inicial de professores no âmbito da educação tutorial
  • Práticas extensionistas do pet assessoria linguística e literária na educação básica
  • Uma experiência de multiletramentos nas oficinas de produção de textos orais e escritos
  • Potencialidades para divulgação do conhecimento a partir da revista informe letras
  • Ciclo de estudos como instrumento para a formação acadêmica e aporte teórico para atividades de pesquisa e extensão
  • Entre mundos – formação de jovens para planejamento de carreira
  • Gênero, racismo, classe e processos sociais (in)excludentes no IFC Camboriú: percepções dos/das estudantes da graduação
  • Clube manualidades: espaço de expressão criativa e diálogos
  • Curso de aperfeiçoamento em comunicação e oratória: uma formação interdisciplinar para o  pet pedagogia UEM
  • O programa de educação tutorial e sua contribuição para a formação integral de acadêmicos do curso de pedagogia
  • Grupo de estudos epistemologias da docência para o século XXI – 4° edição: uma construção de cidadania a partir do diálogo
  • Construindo jogos pedagógicos – eixo gêneros e sexualidades
  • Equilíbrio e taxa de juros: hayek e sraffa em retrospectiva
  • Exposição “mulheres de ponta grossa 200 anos” – 2022 a 2024
  • Rádio comunitária e extensão: registro histórico da rádio Caraí e do projeto Ecolândia
  • Absorva essa ideia: dignidade menstrual no ambiente universitário
  • Organização de evento comemorativo:  pet economia UEM – 30 anos de legado
  • Entre territórios e universidade: relato do primeiro pet com pedagogia da alternância na UFPR
  • Produção acadêmica e saberes críticos: experiências formativas no pet história – UFPR
  • Entre cursinhos e fronteiras: os eixos de ensino e extensão do pet história UFPR
  • Teatro e filosofia: a práxis cênica como laboratório filosófico no pet filosofia
  • Oficinas de redação do enem: um relato de experiência do grupo pet letras – Jaguarão/RS
  • Olhos d’água, conceição evaristo, um relato de experiência do  grupo pet letras
  • Editora noctua: compartilhando conhecimento e ampliando a formação acadêmica por meio de práticas editoriais
  • A observação da paisagem na disseminação do conhecimento geográfico: sobre as experiências do petgeoguia no ano de 2024
  • Informativo pet geografia UDESC: uma ferramenta de comunicação acadêmica
  • Zines na escola: reflexões sobre variedade linguística através de crônicas literárias
  • “Competções”: compartilhando experiência de uma ação do pet educação física da UFPR