Chamada de Trabalhos

O XXVII Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Região Sul (SulPET 2025) será realizado presencialmente no período de 30 de julho a 1o de agosto de 2025 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba – PR.

  • Inicio submissão de trabalhos: 17/05/2025
  • Término submissão de trabalhos: (15/06/2025) 22/06/2025 – 23:59 (Prazo final)
  • Divulgação Resultados Parciais: 30/06/2025
  • Envio de versões finais: 07/07/2025
  • Divulgação resultados finais: 4/07/2025
  • Podem submeter artigos ao XXVII SulPET, petianos(as) discentes, docentes ativos e egressos da Região Sul;
  • As apresentações dos trabalhos, nas modalidades apresentação oral ou pôster serão realizadas conforme a programação oficial do XXVII SulPET, a ser disponibilizada na página do evento e no Instagram;
  • trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do XXVII SulPET;

  • Os trabalhos serão submetidos em formato de resumo expandido;
  • Cada grupo poderá submeter até 2 (dois) trabalhos;
  • A submissão dos trabalhos deve ser realizada pelo(a) Tutor(a), sendo responsável pelo pagamento de R$ 35,00, por cada submissão;
  • O(A) Tutor(a) automaticamente se tornará avaliador(a) do XXVII SulPET, devendo o(a) Tutor(a) revisar o número de trabalhos correspondente ao submetido;
  • O(A) apresentador(a) do trabalho deve estar vinculado(a) ao Programa de Educação Tutorial (PET da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), ou a um Grupo de Educação Tutorial (GET) em uma Instituição de Ensino Superior, por meio de um grupo de curso específico, interdisciplinar, ou ser egresso(a);
  • O trabalho deve ter, no mínimo, 2 (dois/as) autores(as), sendo um(a) discente e um(a) tutor(a) e, no máximo, 19 (dezenove) autores(as), sendo pelo menos um(a) dos(as) autores(as) o(a) tutor(a);
  • Os trabalhos deverão ser submetidos seguindo as normas do modelo disponibilizado pela Comissão Científica. A correção gramatical é de responsabilidade dos(as) autores(as). A não adequação do resumo às normas solicitadas resultará em exclusão do trabalho;
  • Para a submissão de cada trabalho, deverão ser enviados 2(dois) arquivos no sistema: uma versão “às cegas”, sem nome dos(as) autores(as), destinada à avaliação anônima, e a versão completa do trabalho com todas as informações de autoria. Ambos os arquivos devem ser enviados em formato PDF.
  • O resumo expandido deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos listados abaixo:
    • Ciências Exatas;
    • Ciências Biológicas;
    • Ciências Agrárias;
    • Ciências da Saúde;
    • Engenharias;
    • Cidadania, Cultura e Sociedade;
    • Ciências Humanas e Educação;
    • Tecnologia e Inovação;
    • Minorias Sociais, Étnicas e Acessibilidade;
    • Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • No momento da submissão do Resumo Expandido, o(a) tutor(a) deve escolher a modalidade de apresentação: pôster ou apresentação oral, no limite de um para cada modalidade por grupo;
  • Os trabalhos poderão ser “aceitos”, “aceitos com ressalva” e “não-aceitos”. O/A autor(a) cadastrado(a) receberá um e-mail com o status de seu trabalho. Os aceitos com ressalva serão devolvidos para correção;
  • Os resumos expandidos devem conter:
    • Título;
    • Autores(as), tutor(a), e-mail(s) do(s) Grupo(s), nome(s) do(s) Grupo(s) (com e sem siglas), Instituição(ões) de Ensino Superior (com e sem siglas);
    • Resumo com no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, redigidos em português e inglês, precedidos respectivamente das palavras “Resumo” e “Abstract”;
    • Palavras-chave: até 4 (quatro) palavras ou expressões relacionadas à abordagem do trabalho, separadas por ponto e vírgula e precedidas dos termos “Palavras-chave” e “Keywords”, priorizando aquelas diferentes das utilizadas no título do trabalho;
    • Corpo do texto: deve abranger, de forma concisa e objetiva, as seguintes partes:
      • introdução;
      • método;
      • resultados e discussão;
      • conclusão;
      • referências – deve conter todas as referências utilizadas no corpo do texto e, eventualmente, as bases teóricas para criação do resumo expandido. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
    • O texto deverá ter um mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) páginas, exceto resumo e referências.
    • A formatação dos resumos expandidos deve seguir o modelo:
      • a) Corpo do texto: Fonte: Arial; Tamanho: 11; Espaçamento entrelinhas 1,5; Alinhamento do texto: justificado;
      • b) Tipo de papel: A4;
      • c) Margens: 2,5 cm;
  • A comissão avaliadora dos resumos expandidos submetidos ao XXVII SulPET será composta por docentes de diferentes instituições, com competência nos eixos temáticos abordados no item 3.1, sendo as submissões avaliadas às cegas;
  • Serão observados os seguintes aspectos para a aprovação:
    • Adequação às normas de redação e formatação;
    • Aplicabilidade ao eixo temático escolhido;
    • Originalidade;
    • Conteúdo voltado para um trabalho realizado pelo(s) grupo(s) PET seguindo o princípio do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), podendo ser dada mais ênfase a um dos aspectos, ou ligado ao aprimoramento do Programa de Educação Tutorial;
    • Aplicabilidade da proposta em outras situações (por outros grupos PET);
    • Clareza na exposição das ideias.
  • Não serão aceitos resumos expandidos:
    • Que não cumpram o formato exigido por este edital;
    • Com abordagem em discordância com a filosofia do Programa e orientação dos eixos do evento;
    • Que abordem puramente a ciência, sem relacioná-la às atividades ou aprimoramento do(s) grupo(s) PET ou do Programa como um todo;
    • Que vão contra os direitos humanos ou que incluam qualquer tipo de discriminação.
  • Oral:
    • Da formatação:
      • A apresentação oral deverá seguir o modelo disponibilizado na plataforma UFPR/Eventos, devendo conter o menor volume de texto possível, dando-se prioridade ao uso de recursos visuais;
      • A apresentação oral deverá conter as seguintes especificações:
        • Logo do(s) grupo(s) PET ao qual o trabalho está vinculado;
        • Capa: Título do trabalho e subtítulo, se houver; Nome completo, grupo(s) PET e IES dos autores(as) e tutor(a), além de 1 (um) e- mail para contato; Eixo temático escolhido para o resumo expandido;
        • Introdução;
        • Metodologia;
        • Resultados e discussão;
        • Referências.
    • Envio da apresentação:
      • Encaminhar a apresentação, no formato PDF, 48 horas antes do dia da apresentação para a Comissão Científica, através do e-mail sulpet2025cientifico@gmail.com com o assunto APRESENTAÇÃO_ORAL_TÍTULO, para que no dia das apresentações os arquivos já estejam disponíveis para projeção na sala, levando também salvo em pen drive.
    • Apresentação:
      • Os(As) apresentadores(as) serão avisados(as) previamente quanto ao horário e local de apresentação;
      • Apresentação oral deve ser realizada exclusivamente por um(a) dos(as) autores(as) devidamente inscrito(a), o(a) qual terá 10 minutos para a apresentação, com 5 minutos para deliberações e contribuições dos(as) avaliadores(as);
      • Os templates da apresentação oral estão disponíveis plataforma UFPR/Eventos;
      • Os(as) autores(as) são pessoalmente responsáveis por chegarem ao local de apresentação com a antecedência de 15 minutos do horário previsto para apresentação, além de serem responsáveis pelo envio dos slides da apresentação oral.
  • Pôster:
    • Da formatação:
      • Os pôsteres deverão seguir o modelo disponibilizado na plataforma UFPR/Eventos com a logo do XXVII SulPET, devendo ser autoexplicativo e conter o menor volume de texto possível, sendo permitido o uso de recursos visuais tais como figuras, fotos, tabelas, gráficos e quadros;
      • A confecção do pôster deverá obedecer às seguintes dimensões: Largura: 80 cm; Altura: 120 cm;
      • A confecção do pôster é de responsabilidade dos(as) autores(as);
      • Os pôsteres deverão seguir o modelo fornecido pela organização,
      • com as seguintes especificações:
        • Título do trabalho e subtítulo, se houver (em destaque no topo do pôster);
        • Nome completo, grupo(s) PET e IES dos autores(as) e tutor(a), além de 1 (um) e-mail para contato;
        • Eixo temático escolhido para o resumo expandido;
        • Introdução;
        • Metodologia;
        • Resultado e discussão;
        • Conclusões;
        • Referências utilizadas no texto do pôster (limitadas até cinco).
    • Apresentação:
      • Os(As) apresentadores(as) serão avisados(as) previamente quanto ao horário e local de apresentação;
      • Apresentação de pôster deve ser realizada exclusivamente por um(a) dos(as) autores(as) devidamente inscrito(a), durante a sessão de apresentação de pôster, cujo dia e horário serão divulgados na programação do evento;
      • O template da apresentação pôsteres estão disponíveis plataforma UFPR/Eventos;
      • Os(as) autores(as) são pessoalmente responsáveis por chegarem ao local de apresentação com a antecedência de 15 minutos do horário previsto para apresentação, além de serem responsáveis pela fixação e retirada do seu pôster. Durante a sessão de pôsteres, é necessária a presença do(a) apresentador(a) junto ao pôster para atender o(a) avaliador(a) e o público interessado.
  • Toda comunicação referente a atualizações será divulgada na página oficial do XXVII SulPET, disponível na plataforma UFPR/Eventos e no Instagram (@sulpet2025);
  • É de responsabilidade do(a) participante inscrito(a) acompanhar regularmente, pelo e-mail utilizado para submissão, as informações relativas aos resumos expandidos submetidos;
  • Para dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: sulpet2025cientifico@gmail.com. Inserir no assunto do e-mail DÚVIDAS PÔSTERES E APRESENTAÇÃO ORAL.

CMT ACKNOWLEDGMENT: The following acknowledgment must be included on your conference website, as well as the conference proceedings if applicable. *
The Microsoft CMT service was used for managing the peer-reviewing process for this conference. This service was provided for free by Microsoft and they bore all expenses, including costs for Azure cloud services as well as for software development and support.