Estudantes têm até dia 30 para se inscrever em intercâmbios nacionais e internacionais

Estudantes de graduação da UFPR que desejam fazer intercâmbio acadêmico em universidades parceiras da UFPR no Brasil e no exterior devem se apressar. O prazo de inscrição para o programa de mobilidade acadêmica nacional e internacional da UFPR encerra às 22h da próxima sexta-feira, dia 30 de abril. Os interessados devem se inscrever no site da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UFPR – www.internacional.ufpr.br.

A Primeira Chamada para Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional terá início no segundo semestre de 2010. Entre os destinos comumente procurados pelos estudantes estão países como França, Itália, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Japão e também países do Mercosul, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. No site da ARI, link ‘Acordos Bilaterais’ o estudante pode conferir os países em que a UFPR conta com parcerias para saber em que universidades ele pode pleitear o intercâmbio. Neste ano, os programas nacional e internacional terão um processo de seleção unificada, será o mesmo para as duas formas de intercâmbio.

Podem participar todos os alunos de graduação da Universidade Federal do Paraná, desde que atendam a requisitos como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) não inferior a 0,6, proficiência no idioma do país onde pretende morar, ter ao menos um semestre para cursar na UFPR após o período de mobilidade, não ter disciplinas em atraso, entre outros.

Uma vez preenchido o formulário de requerimento, o estudante precisa procurar a coordenação de seu curso, para solicitar a aprovação e assinatura de seu coordenador, quanto à pertinência das disciplinas escolhidas nos três planos e sua integralização curricular para os três primeiros anos. Para finalizar o processo, deve ainda preencher o formulário de inscrição on-line e fazer o up-load dos documentos exigidos. Todo o processo é on-line e não é necessário entregar documentos na ARI.

A Comissão Setorial de Relações Internacionais vai selecionar o mérito dos candidatos de acordo com o IRA, atividades formativas complementares, participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou Programa de Educação Tutorial (PET), publicações e entrevista. A aceitação da mobilidade fica ainda a critério da universidade de destino. A divulgação dos alunos pré-selecionados será no dia 12 de maio.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti