Estudantes se impressionam com o tamanho da Universidade

“Eu achava que a Universidade era menor, não imaginava a grandeza da universidade”. A afirmação é de Mariana Campos, 16 anos. Ela será candidata apenas no Vestibular 2010 mas visita a feira com o interesse de quem quer se definir já pela futura profissão. “Dá vontade de estudar aqui”, disse, depois de participar do Tour Guiado pelos diversos campi da universidade. Mariana e sua amiga Anye Possatto, 17 anos, vieram de Arapoti para conhecer a feira e além de visitar os estandes fizeram questão de fazer também o tour.

Já Ulisses Rogério Rocha, 16 anos, está totalmente em dúvida sobre que carreira seguir e quer tirar o máximo proveito do evento. Além de assistir palestras, visitou os diversos estandes e participou de duas visitas guiadas. Tudo isso ainda não bastou para o estudante, que prometeu voltar sábado e domingo para as visitas em outros cursos. “Quero escolher uma profissão que eu goste e que ao mesmo tempo tenha um bom mercado de trabalho”, falou.

E quem quiser conhecer também toda a estrutura física da Universidade Federal do Paraná em Curitiba terá oportunidade ainda neste sábado e domingo com outros dez roteiros guiados. Visitas para hoje à tarde e domingo podem ser agendadas pelo e-mail acs@ufpr.br, com o fornecimento do nome completo e do telefone, além da indicação do roteiro escolhido. O trabalho do Tour Guiado é organizado pela AGETUR – Núcleo de Estudos Turísticos, com coordenação de professores do Departamento e participação de estudantes bolsistas e voluntários. Eles promovem o tour num ônibus da própria universidade, com capacidade para 44 lugares, passando por nove unidades da UFPR. Durante todo o trajeto os monitores apresentam a universidade, falam um pouco de sua história, das atividades e pesquisas desenvolvidos, das atividades culturais, de ensino, pesquisa e extensão. Durante uma hora e meia aproximadamente, os estudantes percorrem os campi do Jardim Botânico, Centro Politécnico, Escola Técnica da UFPR, Prédio Histórico, Hospital de Clínicas, Reitoria, Centro de Línguas, Comunicação Social e Setor de Agrárias.

No Centro Politécnico o passeio se alonga por dez minutos. É o campus que sedia unidades como Ciências Naturais, Museu de Anatomia, Engenharias, Geologia, entre outros. Em cada roteiro há uma parada específica, de aproximadamente 30 minutos, momento em que os estudantes podem conhecer especificamente um Laboratório ou Projeto. Na manhã deste sábado, às 9 horas, saíram três ônibus com destino para Zootecnia, Odontologia e Química. Às 14 horas, novas visitas para Engenharia Florestal, Artes e Música e Hospital de Clínicas. Domingo, quatro passeios: pela manhã, dois ônibus, um para a Escola Técnica e outro para o Hospital de Clínicas e à tarde, outros dois para Artes Cênicas e Turismo.

No tour jovens são recepcionados por alunas do curso de Turismo.
Foto: Izabel Liviski

Alunos do curso médio fazem sua inscrição para participar dos tours guiados pela universidade.
Foto: Izabel Liviski

Alunos e professor de colégio particular saindo para o passeio.

Fonte: Leticia Hoshiguti