Entrega do 10º Prêmio Sangue Novo acontece na próxima sexta-feira. UFPR tem 6 trabalhos indicados.

Acontece no próximo dia 10, sexta-feira, a entrega do 10.º prêmio Sangue Novo de Jornalismo. A UFPR concorre em 6 diferentes categorias. A iniciativa é do Sindijor – Sindicato dos Jornalistas que visa a reconhecer a produção acadêmica de estudantes de Jornalismo do Estado.

Cinco novas categorias foram incluídas às 12 já existentes. Além da categoria Jornal Laboratório, podem concorrer agora os telejornais laboratórios, radiojornais laboratórios e jornais laboratórios on-line dos cursos de Jornalismo do Paraná. Outra categoria nova é a de Livro Reportagem, para trabalhos publicados ou não. O Sindijor criou nesta edição ainda o Prêmio Sangue Novo de Relevância Social, para homenagear a realização de projetos de contribuição ao desenvolvimento da sociedade. Nesta modalidade não haverá classificação, mas apenas a escolha dos três projetos mais relevantes.

A estudante da UFPR Mariana Franco Ramos, do 4.º ano de jornalismo, é finalista na categoria Reportagem Impressa com a matéria “Infância Vendida”. “É uma matéria sobre a exploração de mão-de-obra infantil no Brasil, especificamente no Paraná, onde os índices são bem assustadores. Só perdemos para o Piauí”, comenta Mariana. A aluna também diz que o exercício de jornalismo praticado foi de muita importância para sua futura carreira. “Procurei a prefeitura para saber quantos meninos e meninas estão hoje matriculados nas creches municipais, mas os dados foram totalmente diferentes dos apresentados pelos conselhos tutelares de todas as regionais. Como acredito que uma reportagem deve não apenas apontar os problemas e apresentar números, mas mostrar o que diz a lei e principalmente buscar soluções, entrevistei o Padre Sandro Poffo, do Instituto Salesiano de Assistência Social, uma organização que atende crianças retiradas das ruas e oferece aulas de reforço escolar, e os responsáveis pelos Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e Lixo & Cidadania.”

Mariana Franco Ramos, juntamente com Fabiano Klostermann, também concorrem na categoria Livro-Reportagem com o trabalho “Os 12 dias – Histórias da eleição de 88”. “Eu realmente penso que o jornalista pode ser mais do que ético, pode ser socialmente responsável e com isso ajudar a melhorar a realidade social”, completa Mariana.

Outro projeto finalista é o trabalho “Antena”, na categoria Projeto em Jornalismo Impresso, dos alunos Alexandro Kurovski e Luciana Romagnolli, do 3.º ano de Jornalismo. O projeto é um jornal semanal para a cidade de Umuarama, voltado ao público jovem da Unipar – extensão da UEM – e também para os cursinhos. “Levamos um semestre para fazer e deu bastante trabalho. Além de selecionar as matérias e as imagens, escrever o editorial e alguns artigos, elaboramos uma fundamentação teórica que fazia parte do projeto”, comenta Alexandro. O Jornal Antena tem uma linguagem visual descontraída e é bastante colorido. “É inovador. Para mim e para a Luciana, essa indicação, além de uma surpresa muito boa, é uma reafirmação da opção que fizemos pelo jornalismo”, diz Alexandro.

Alunos da UFPR também concorrem nas categorias Reportagem Fotográfica, Assessoria de Imprensa, Projeto Jornalístico Livre e Jornal Laboratório on-line – www.comunicacao.jor.br.
A cerimônia de premiação do Sangue Novo será realizada no dia 10 de junho, no Anfiteatro da Fesp – Rua Dr.Faivre, 141, às 20h.

Fonte: Cristiano Castilho