Estudantes farão estágio na nova Farmácia-Escola

‘Organizada pelos próprios estudantes, a programação da semana é uma chance de conversar com profissionais da área e com pesquisadores’, destaca a Chefe do Departamento de Farmácia, professora Nilce Nazareno da Fonte.

A semana foi aberta pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior e pelo diretor do Setor de Ciências da Saúde, Rogério Mulinari, na manhã desta segunda-feira. Em seguida a representante do Ministério da Saúde Jamaira Gogo, coordenadora do Projeto Farmácia Popular do Brasil, falou sobre a importância das farmácias populares quando explicou o aumento de investimentos do SUS – Sistema Único de Saúde na compra de medicamentos para distribuição gratuita em todo País. De acordo com a estatística do Ministério da Saúde, em 2002 o Governo Federal gastou R$ 2 milhões, 487 mil e em 2005 os gastos devem chegar a R$ 4 milhões, 257 mil.

Até sexta-feira, os participantes irão analisar diversos temas como o papel do farmacêutico na perícia criminal, a propaganda de medicamentos e importância da genética na vida do farmacêutico. Além das conferências há diversos cursos e minicursos durante a semana.

Farmácia-Escola – Na abertura o reitor Carlos Moreira Júnior explicou aos alunos que a Farmácia-Escola será inaugurada ainda este mês, no térreo do Edifício D. Pedro II. Os estudantes encontrarão nessa unidade uma chance para praticar seus conhecimentos na manipulação de medicamentos, além de ter contato direto com a população, já que a farmácia será aberta ao público.

Outra boa notícia é que a Farmácia-Escola da UFPR poderá fazer testes de bio-equivalência, os exames previstos por lei para as indústrias que fabricam medicamentos genéricos. O Fundo de Tecnologia do Paraná está liberando R$ 1 milhão para a compra dos equipamentos necessários para o trabalho. No Paraná, segundo o diretor do Setor de Ciências da Saúde, Rogério Mulinari, não há nenhum laboratório fazendo os exames e as indústrias de medicamentos que já estão instaladas no Estado dependem de centros de Campinas e da cidade de São Paulo.

Abertura da Semana de Farmácia
Foto: Isabel Livisky