Encontro de pró-reitores debate pesquisa e pós-graduação na próxima década

Mais de 50 pró-reitores das universidades do Sul do país participam a partir de hoje do Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprof-Sul), evento organizado pela UFPR e pelo Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG).

O encontro pretende discutir os novos programas para a pesquisa e a pós-graduação entre 2011 e 2020, como o ‘Ciência Sem Fronteiras’, projeto de expansão internacional das pesquisas, lançado recentemente pelo Governo Federal.

Este é o terceiro evento regional que está sendo realizado este ano entre os estados do Sul do país. Em 29 e 30 de novembro, as ideias discutidas aqui serão levadas ao encontro nacional da categoria em Belém (PA). ‘Nosso objetivo é tirar proveito da melhor forma possível dos recursos que estão sendo oferecidos pelo governo’, explica o presidente do CPPG e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Sérgio Scheer.

O reitor Zaki Akel Sobrinho, presente na cerimônia de abertura do evento, ressaltou a importância das universidades trabalharem juntas para alcançarem seus objetivos. ‘A sinergia entre as universidades, esse trabalho conjunto que está sendo feito aqui, é essencial para o desenvolvimento da pós-graduação e da universidade toda.’

Mais fotos aqui

Zaki também destacou o bom momento que vivem a ciência, a pesquisa e a pós-graduação no cenário nacional, com os investimentos que vêm sendo feitos.

A região Sul do país possui quase mil programas de mestrado e doutorado. Desses, a UFPR é responsável por 66. Para o professor Sérgio Scheer, a importância da pós-graduação atinge toda a universidade. ‘O investimento na pós-graduação permite que a instituição evolua, pois é ali que estão os pesquisadores e as novas descobertas. Universidades com boas pós-graduações consequentemente têm boas graduações também’, define.

Além do Ciência Sem Fronteiras, serão discutidos entre hoje e amanhã o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e o Livro Azul, o desenvolvimento de uma política de Estado para ciência, tecnologia e inovação com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Para Lívio Amaral, diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a chance de compartilhar o conhecimento é o grande benefício do encontro de pró-reitores. ‘Este é um momento privilegiado pela oportunidade de trocarmos informações e conhecimentos entre nossas pós-graduações’, comemora.

Mesa de abertura do encontro
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Fernando César Oliveira