Docentes recebem capacitação para a Educação Infantil na UFPR

06 julho, 2023
12:48
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

Conferência “Leitura e escrita na Educação Infantil e a política atual do MEC” permite o fortalecimento nas ações voltadas para a educação infantil dos municípios de Curitiba, região Metropolitana e litoral. 

Nesta quinta-feira (6) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Rebouças recebeu a visita de docentes e secretarias de educação da região metropolitana, dos municípios de Curitiba e do litoral. O encontro foi marcado pela capacitação de professores da educação básica, com foco no desenvolvimento e no âmbito do processo de leitura e escrita na educação infantil.

Docentes reunidos para capacitação na Educação Infantil, no auditório Eny Caldeira – Campus UFPR Rebouças. Foto: Marcos Solivan

Para o diretor do setor de educação da UFPR, Marcos Ferraz, o evento vai além de discutir a temática em questão e conhecer as novas atualizações do MEC em relação à formação continuada na educação infantil. “Tanto a questão curricular como a questão da literatura no interior da educação infantil é de fundamental importância pro desenvolvimento da criança”, pontua Marcos. 

Diretor do setor de educação da UFPR, Marcos Ferraz. Foto: Marcos Solivan

De acordo com a coordenadora geral da educação infantil do MEC, Rita Coelho, a perspectiva é alinhar o trabalho que já vem sendo feito e fortalecer a educação infantil ainda mais nos estados e municípios. “Nosso método de trabalho hoje, nossa estratégia de trabalho é o diálogo. Diálogo democrático, ético, com todos os atores, porque a educação não é um problema, uma questão, um dever apenas do MEC. Então, ter a oportunidade de dialogar já faz parte de um grande avanço da nossa política. E  eu trago aqui as ações que nós vamos implementar na educação infantil contando com o apoio aí dos municípios”

Coordenadora geral da educação infantil do MEC, Rita Coelho. Foto: Marcos Solivan

A professora Katia Luciana Luz Sampaio explica que esse momento traz um significado sobre a questão da literatura no processo de formação das crianças e na formação de leitores. “A gente abre um leque no desmistificar o processo de leitura e escrita na educação infantil que deixa de ser uma escrita, uma leitura mecanizada e passa a ser uma leitura  no processo de humanização, no processo de formação e no processo de contribuição da formação do sujeito como um todo” 

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]