Diversos representantes de movimentos civis entregam manifesto em favor do vencedor da consulta

O documento assinado por entidades estudantis, de trabalhadores, de movimentos negros, de moradores, de mulheres e diretórios acadêmicos da própria instituição, traz em sua íntegra o manifesto pelo reconhecimento do resultado da consulta à comunidade acadêmica que elegeu reitor e vice-reitor para a gestão 2006/2010.

Para Arilton Freres, presidente da UPE – União Paranaense dos Estudantes, é fundamental que os membros do Conselho Universitário reconheçam na reunião do Colégio Eleitoral Especial o resultado apontado pela consulta à comunidade acadêmica, para garantir que a democracia na instituição. ‘Não é possível que denúncias vazias, que não são comprovadas, ameacem uma comquista histórica dentro de uma instiuição de ensino pública, como é a Universidade Federal. Estamos aqui para apresentar aos conselheiros, fazendo chegar pelas mãos da reitora em exerício, nosso manifesto’, enfatizou. Para ele, se um pleito legítimo que aconteça na mais expressiva entidade estudantil do Paraná e exemplo para o País, por fazer uma consulta paritária entre os grupos que compõe a comunidade universitária, não for defendido pela sociedade civil, pode levar a posições de causuísmo em outras entidades.

Posições – Para o diretor da UNE – União Nacional dos Estudantes, Marc Sousa, a posição dos estudantes não é a defesa do atual reitor, mas do vencedor da consulta, que é legítima. ‘Não nos interessa quem venceu a eleição, nos interessa que o resultado seja reconhecido pelo Conselho Universitário e que ele garanta a democracia na instituição. Estamos aqui para defender uma conquista histórica e que serve de exemplo para a sociedade’, esclarece. Para os representantes dos movimentos negros, como a ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular e o IBAF – Instituto Brasil África, é preciso dar continuidade aos processos de inclusão e abertura da Universidade para a sociedade. Segundo representantes das entidades, dar voz às denúncias sobre as quais não foram apresentadas provas é parar um processo fundamental para sociedade.

Ação institucional – A vice-reitora em exercício da Reitoria recebeu a documentação e prometeu protocola-la na Secretaria de Órgãos Colegiados para que o manifesto pudesse fazer parte da sessão deste dia 30, sendo levado ao conhecimento dos conselheiros. ‘Nenhum ação é avaliada ou tomada conhecimento pelo Conselho Universitário se não estiver devidamente protocolada. É preciso que haja um processo para ser analisado e, além deste documento, só existe o protocolo da Comiss~]ao Paritária de Consulta para ser analisado amanhã pelo Conselho. Fora isso, a pauta da convocação de amanhã é para a composição do Colégio Eleitoral Especial, para formar as listas tríplices para reitor e vice, que serão enviadas ao Ministério da Educação’, explicou Maria Tarcisa Silva Bega. Amanhã, a decisão do Conselho é soberana, dependendo apenas dos conselheiros definirem os rumos para a efetivação da nova administração.

Veja na íntegra o manifesto

Universidade pública e democrática: pelo respeito à opinião da comunidade acadêmica na escolha de seu Reitor.

No dia vinte e três deste mês realizou-se uma consulta à Comunidade Universitária para escolher o Reitor e o Vice-Reitor para a gestão 2006-2010. Nessa consulta democrática foi eleita a chapa Moreira e Márcia: muito mais universidade.

A confirmação deste pleito democrático e legítimo será em reunião do Conselho Universitário, onde deve ser respeitada a decisão da comunidade acadêmica.

Porém, alguns grupos oportunistas ameaçam este processo democrático, historicamente conquistado pela comunidade acadêmica, quando intimidam a Comissão Eleitoral. Essa intimidação forçou a Comissão Paritária de Consulta a não homologar a decisão da comunidade acadêmica, desacreditando o processo democrático e legítimo ocorrido na Universidade Federal do Paraná.

A consulta para a escolha do Reitor é uma conquista democrática da sociedade. Para respeitá-la defendemos que o Conselho Universitário homologue a decisão da maioria da comunidade acadêmica, cujo resultado é de conhecimento de toda a comunidade interna e externa à UFPR.

PARA NÓS REITOR ELEITO É REITOR EMPOSSADO!

Segue assinado pela entidades: União Paranaense dos Estudantes – UPE; União Nacionla dos Estudantes – UNE; União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – UPES; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES; Central única dos Trabalhadores – CUT/PR; Instituto Brasil e África – IBAF; Associação Cultural de Negritude e Ação Popular – ACNAP; IPAD; Movimento Hip Hop; União Brasileira de Mulheres – UBM; Associação dos cidadãos da Vila Isabel – ASSOBEL; Instituto Paranaense de Juventude – IPJ; Instituto Cultural e de Pesquisas Iluaye Odar; Diretório Acadêmico de Engenharia Cartográfica/UFPR; Centro Acadêmico de Zootecnia/UFPR; Diretório Estudantil Carlos de Carvalho – ETUFPR.

Vice-reitora no exercício da Reitoria recebe manifesto

Movimentos explicam sua posição

Arilton Freres, presidente da UPE