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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comissão Própria de Avaliação proposta pelo SINAES entra em funcionamento ainda neste semestre

Desde 2002, a auto-avaliação da universidade já faz parte do projeto institucional. Em 2004, com a Lei do SINAES foi criada a primeira comissão – que deu início aos trabalhos, mas que agora, na sua terceira edição, colocará em prática a nova metodologia, num processo não mais focado em apenas alguns itens – como o desempenho dos estudantes ou a avaliação de determinados cursos – mas em dez diferentes dimensões propostas pelo SINAES e de suma importância para a melhora da qualidade dos serviços prestados pela universidade.

“A idéia não é avaliar para punir”, comenta o professor Paulo Yamamoto, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e um dos representantes da CPA. “Mas sim de melhorar a instituição, através da identificação das falhas, possíveis correções e inclusive qualidades da nossa universidade. O objetivo não é retroceder, mas sim avançar com uma auto-avaliação muito mais abrangente.”

PARTICIPAÇÃO DE TODOS – O site da CPA – www.cpa.ufpr.br – já está em fase de finalização e conta com um endereço de e-mail para o envio de sugestões e críticas da comunidade tanto interna, quanto externa. As reuniões da comissão já vêm acontecendo, mas o primeiro contato com a comunidade, apresentando a nova proposta, deverá ser efetivado juntamente com o início do período letivo. Para isso serão distribuídos diversos banners e folders pelos campi da UFPR, convidando a comunidade a participar de todo o processo.

Poderão avaliar a nossa universidade os professores, alunos e técnicos nos mais diferentes níveis, além de entidades de classes e alunos egressos. A CPA tem um representante de cada setor da UFPR o que já deverá facilitar todo esse trabalho de divulgação do que é a comissão, de como ela irá funcionar e principalmente de sua importância.

Atualmente os alunos já podem fazer a avaliação das disciplinas de seus cursos através do site www.avaliacao.ufpr.br. Posteriormente, com a CPA, poderão analisar todas as demais dimensões propostas.

“O importante é a melhora da qualidade da instituição”, esclarece Bernadete Pieper, outra das integrantes da CPA da UFPR. “Com as informações levantadas na auto-avaliação poderemos retro alimentar o nosso planejamento e prever ações de curto e longo prazo para a construção de uma universidade melhor. É bom lembrar que o MEC também usará estes resultados para a regulação dos cursos, tanto os já em andamento, quanto os novos.”

Para o dia 19 de fevereiro, já está agendada uma reunião aberta à comunidade com a professora Ana Maria Braga da CPA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A universidade gaúcha foi a primeira a implantar a comissão imposta pela Lei do SINAES e a professora falará um pouco sobre como tem sido esta experiência.

BREVE HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO SUPERIOR NO PAÍS:

•1976 – CAPES – Avaliação da Pós-Graduação stricto sensu

•1993 – PAIUB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras

•1996 a 2003 – Exame Nacional de Cursos – PROVÃO

•2004 – SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Lei 10.861 de 14 de abril. Política e Diretrizes Gerais do CONAES e operacionalização do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

AS DIMENSÕES QUE SERÃO AUTO-AVALIADAS PELA CPA:

1.A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;

2.Perspectiva científica e pedagógica formadora: políticas, normas e estímulos para o ensino, a pesquisa e a extensão;

3.Responsabilidade Social da IES;

4.Comunicação com a sociedade;

5.Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento, Condições de Trabalho;

6.Organização e Gestão da Instituição;

7.Infra-estrutura física e recursos de apoio;

8.Planejamento e Avaliação;

9.Políticas de atendimento aos estudantes e

10.Sustentabilidade Financeira.

O QUE É A AUTO-AVALIAÇÃO:

•Consiste na reflexão crítica da Instituição sobre o seu próprio desempenho acadêmico, suas atividades, ações, iniciativas, relacionamentos;

•Tem como ponto de partida o modelo da Instituição consubstanciado na sua missão;

•Visa envolver a todos os integrantes da Instituição e do entorno com que se comunica na promoção da qualidade acadêmica em todos os níveis;

•A QUALIDADE DA AUTO-AVALIAÇÃO DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DA SOCIEDADE.

COMO É COMPOSTA A CPA E QUAIS AS SUAS REAIS ATRIBUIÇÕES:

A CPA da UFPR é composta por integrantes de todos os segmentos da comunidade universitária e segmentos da sociedade civil organizada. É vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos. A comissão tem autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IFES e constitui o início do processo avaliativo estabelecido pelo SINAES.

Será a CPA que conduzirá os processos de avaliação internos da instituição, sistematizando as informações e as enviando quando solicitadas pelo INEP.

SOBRE A CPA DA UFPR E O SINAES:

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Auto-avaliação – Coordenada pela CPA de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo INEP, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independe de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busca integrar sua natureza formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.

Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. A operacionalização é de responsabilidade do INEP.

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

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O objetivo da CPA é auto-avaliar a UFPR em 10 diferentes dimensões promovendo a melhora da qualidade
Foto: Arquivo ACS

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Fonte: Vivian de Albuquerque