Arqueólogos serão homenageados hoje na UFPR

A Universidade Federal do Paraná concede hoje às 20 horas o título de professor e doutor “Honoris Causa” a dois dos mais importantes arqueólogos mundiais: a pesquisadora americana Betty Meggers e o paranaense Oldemar Blasi. A solenidade será às 20 horas na Sala Homero de Barros, 2º andar do Edifício D. Pedro I. As homenagens integram as comemorações dos 50 anos do Centro de Pesquisas Arqueológicas da UFPR.

Segundo o coordenador do CEPA, professor Igor Chmyz, Oldemar Blasi nunca pertenceu ao corpo docente da UFPR, mas ministrou diversos cursos como professor visitante e participou de pesquisas. Ocupou o cargo de secretário do Centro de Pesquisas e foi o precursor dos salvamentos arqueológicos. Grande parte das mais de um milhão de peças catalogadas pelo CEPA se deve a esse profissional, destacou o professor Chmyz.

Blasi será agraciado como título de professor “Honoris Causa” e a americana Betty Meggers com o de doutor “Honoris Causa”.

A professora Meggers, coordena o Departamento de Antropologia do Museu Nacional de História de Smithsonian, em Washington, desde 1954 e diversas vezes administrou cursos na UFPR que permitiram uma radiografia da arqueologia brasileira. Suas primeiras pesquisas no Brasil foram na Foz do Rio Amazonas em 1940. Ao conceder essa homenagem a UFPR quer demonstrar o reconhecimento a dois dos mais importantes arqueólogos, que muito contribuiram com o desenvolvimento do CEPA, destacou o professor Chmyz.

Também nesta quarta-feira, às 18 horas, os participantes do cinquentenário do CEPA estarão inaugurando a galeria dos professores da unidade. A UFPR não tem curso de graduação em Arqueologia, mas os professores do Departamento ministram aulas em diversos cursos, como Geologia, História, Geografia, entre outros.

As comemorações do CEPA terminam no final da tarde desta quinta-feira, dia 5, depois de uma ampla análise sobre a faiança ibérica no Brasil.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: ACS