Alunos da UFPR chegam à final mundial da Maratona de Programação

Formada pelos irmãos Bruno, Eduardo e Raphael Ribas, a equipe, intitulada ‘Triforce’, ficou na segunda colocação geral, atrás apenas de uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco.

A equipe paranaense resolveu seis dos onze problemas propostos. Os pernambucanos, sete.

A final mundial será disputada em Estocolmo, na Suécia, em abril de 2009. No total, seis equipes brasileiras estarão presentes.

‘Historicamente, os brasileiros não têm alcançado as primeiras posições no mundial, mas a nossa equipe tem a expectativa de ficar entre os melhores da América Latina’, afirma Raphael Ribas, aluno da UFPR.

Promovida desde 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação, a etapa nacional da maratona envolve alunos de cursos de graduação e pós-graduação de todo o país. Neste ano, 47 equipes participaram da disputa.

Todos os integrantes da equipe Triforce da UFPR são bolsistas do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL). Quem treina o grupo é o professor André Guedes.

A equipe teve o apoio do Departamento de Informática da UFPR e do Instituto Nokia de Tecnologia.

Sobre a Maratona

O objetivo da Maratona de Programação é promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

As equipes devem resolver o maior número possível dos problemas propostos num prazo de 5 horas, usando apenas um computador e material impresso.

No ano de 2007, mais de 6,7 mil equipes de mais de 1,8 mil escolas de 83 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 participaram das finais mundiais do evento, realizadas no Canadá.

A equipe Triforce, formada por alunos do curso de Ciência da Computação da UFPR
Foto: Arquivo pessoal