Alunos apresentam trabalhos na Siepe

Além de mostrar ao público os trabalhos realizados por grupos da UFPR nos estandes e de promover palestras e oficinas instrutivas aos interessados, a Siepe (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) é um espaço de apresentação oral para os alunos que produziram trabalhos durante o ano.

Foram mais de 1,5 mil trabalhos inscritos pela internet para serem apresentados durante toda a semana do evento. “A apresentação do trabalho é o clímax de todo o período de trabalho do aluno, é a hora de mostrar o que ele produziu”, conta Maria de Fátima Mantovani, integrante da organização da Siepe. Além disso, ela considera as apresentações como uma oportunidade de mostrar a produção interna da UFPR e divulgar os projetos que a Universidade disponibiliza, numa troca de conhecimentos e atuações.

Para os alunos, é uma experiência rica de treinar a oratória, mostrar como seu trabalho foi feito e também receber as críticas e apontamentos dos presentes a fim de incorporar elementos novos e melhorar o produto.

Marcelo Cavadinho é estudante de psicologia e apresentou um trabalho representando seu grupo de pesquisa em iniciação científica sobre psicopatologia e psicologia histórico-cultural. Ele considera a apresentação parte essencial do processo de construção do conhecimento. “Foi muito importante porque causou uma discussão que vai ajudar no aprimoramento do trabalho, a gente não sabia que ia ser uma reação tão boa”, relata.

Para os professores que acompanharam os alunos nessa etapa, o resultado causa satisfação e orgulho. “Ver aquele aluno depois de um ano de trabalho, percebendo como ele apreendeu o conhecimento e domina o assunto é gratificante”, conta a professora de medicina veterinária Gisele Westphal, que acompanhou a apresentação do trabalho coorientado por ela, “Histopatologia Branquial de Lambari coletado na Bacia do Alto Iguaçu”.

Participantes da Siepe
Foto: Leonardo Bettinelli