A visão social da Saúde estará em discussão na UFPR

O Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde (CNPq/UFPR) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR estão promovendo a ‘IV Jornada de Sociologia de Saúde: Epidemias, Estado e Sociedade’, que será realizada dia 8 de outubro, no Auditório Azul do Setor de Ciências da Sáude – Campus Jardim Botânico. Lá, estarão presentes profissionais e estudiosos de ambos os segmentos para ministrarem palestras e coordenar as atividades.

O professor José Miguel Rasia, um dos coordenadores do evento, falará sobre o medo da morte nos casos de epidemia. Segundo o pesquisador, ‘quando ocorre uma epidemia, como o caso da gripe H1n1, a vida social se desestrutura por completo. Alguns serviçlos básicos que contemplam a comunidade são fechados como escolas, bancos e outras instituições que reúnem um grande número de pessoas. E, nesta rotina alterada, predomina o medo da morte que o contágio eminente da doença pode causar, fato que se cria com muita força no imaginário popular. O que pode amenizar esta situação é a divulgação constante de informações sobre as medidas de combate à epidemia’, explicou o professor.

Outro assunto em pauta, tema de uma mesa-redonda, será a visão da mídia sobre a epidemia da Gripe H1n1. A atividade será orientada pela doutora pela UFPR, Sandra Lima, também coordenadora do encontro.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail sociologiasaudeufpr@gmail.com até o dia 7 de outubro ou no próprio local do evento. Mais informações, no site www.pgsocio.ufpr.br.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Sônia Loyola