Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da Turma Honors recebem certificado de aprovação na disciplina de Cálculo I

O projeto Honors é uma iniciativa do Departamento de Matemática da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná realizou, nesta sexta-feira (03), a cerimônia de encerramento da Turma Honors 2018/1. No total, 28 estudantes de diversos cursos foram aprovados no projeto.

A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Matemática da UFPR e oferece o estudo aprofundado das disciplinas de Álgebra e Cálculo I. Iniciado em 2017 como projeto-piloto, o Honors atraiu, neste primeiro semestre, o interesse de alunos de todas as Engenharias, Matemática e até graduações de outras áreas, como Medicina.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca ressaltou que o papel da gestão universitária é abrir possibilidades. “A universidade é o lugar da excelência e aqui se produz a fronteira do conhecimento. A UFPR precisa fornecer todas as condições para que a alta qualidade possa ser vicejada e dar frutos; a sociedade brasileira conta com isso. Parabéns pelo êxito, a universidade sempre apoiará essa linda iniciativa”.

O professor responsável pela turma, Carlos Fernández, afirmou que o curso é destinado a alunos que queiram ir além e estão dispostos a trabalhar mais. “Minha intenção foi tirar o espírito burocrático tão perigoso. É preciso ter brilho nos olhos, tentei transmitir essa sensação de liberdade”, afirmou o professor responsável pelo curso, Carlos Fernandez. “Temos o dever de que todo o aluno que entra na universidade consiga atingir o máximo dos seus talentos. O curso Honors é a liberdade, não percam isso, continuem voando”, disse aos estudantes.

“Esse programa faz parte de uma série de iniciativas que o Departamento de Matemática vem tomando nos últimos anos. Esse é o início de uma tentativa de trazer essa intuição natural de vocês e canalizá-la de forma construtiva”, ressaltou o vice-diretor do Setor de Ciências Exatas, Alexandre Trovon.

O chefe do departamento de Matemática, professor José Carlos Eidam, destacou que o projeto representa apenas o início para os estudantes. “É um desafio trabalhar com alunos que têm o potencial de vocês. Não parem aqui, essa é a porta de entrada, desenvolvam essa habilidade, isso é só o começo. A universidade está aberta para receber alunos com esse potencial”.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, parabenizou os estudantes. “Vocês concluíram a tarefa proposta e isso é uma experiência de realização. Vocês foram desafiados e fizeram da forma mais brilhante possível. Continuem firme nessa formação que receberam, vocês já mostraram ser de altíssimo nível”.

 

Turma 2018/1

Da esquerda para direita: estudante Diogo Luiz Vianna, reitor Ricardo Marcelo, pró-reitor Eduardo Barra e professor Carlos Fernández. Foto: Leonardo Bettinelli

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná precisam passar por uma seleção para integrar o projeto. A cada semestre uma disciplina é ofertada.

Diogo Luis Vianna é um dos quatro integrantes que atingiram a nota máxima no projeto. Aos 18 anos, o acadêmico de Física conta que a experiência foi interessante. “Para mim, foi divertido. Aqui tivemos uma fundamentação mais profunda. O que aprendemos serve para as próximas matérias e também como aprendizado do mecanismo de lógica matemática. No próximo semestre, pretendo realizar a prova novamente e dar continuidade ao processo”.

O estudante de Medicina, Davi Carneiro, relata que sempre teve afinidade com Exatas. “Entrei em Medicina um tanto confuso e agora decidi trocar de área”. Davi afirma que vai prestar um novo vestibular, mas ainda não definiu o curso. “A turma Honors fez toda a diferença para eu ter certeza que as Exatas são o meu meio de fato”.

 

Projeto Honors

O projeto oferece embasamento matemático aprofundado para estudantes com excelente raciocínio lógico e curiosidade. Por meio das aulas, os acadêmicos constroem bases sólidas para disciplinas mais avançadas dos cursos.

O Honors é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades (Nepahs) e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).
Saiba mais sobre o projeto aqui.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...