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Projeto Honors desenvolve atividades para estudantes com grande potencial de aprendizagem

Desde 2016, o Departamento de Matemática da UFPR reúne estudantes com excelente raciocínio lógico e curiosidade em turmas especiais para oferecer embasamento matemático aprofundado. O  projeto Honors seleciona alunos semestralmente e os grupos constroem bases sólidas para disciplinas mais avançadas dos cursos de graduação. As inscrições para o segundo semestre estão abertas.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades (Nepahs) e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne). “O Projeto Honors é uma ação pedagógica conjunta muito bem sucedida que visa apoiar professores e estudantes na inovadora iniciativa de desenvolver atividades de enriquecimento curricular na UFPR”, afirma a professora Laura Ceretta Moreira, coordenadora do Nepahs.

A iniciativa do Departamento de Matemática se destaca entre as universidades brasileiras. De acordo com o Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades, algumas das ações inclusivas incentivam e apoiam alunos com grande potencial de aprendizagem acadêmica e são raras no cenário nacional.

A vice-coordenadora do Nepahs, Tatiana Riechi, aponta que os dados obtidos mediante o monitoramento dos estudantes das turmas Honors geram pesquisas que são realizadas para melhor compreensão das Altas Habilidades/Superdotação. “Tais pesquisas demonstram grande impacto na motivação, na autoestima e no processo de pertencimento, assim como no próprio desempenho acadêmico desses alunos, que se sentem mais produtivos, satisfeitos e engajados na formação universitária”, avalia.

As professoras Laura e Tatiana, pesquisadoras da área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), lembram que esses estudantes sentem-se felizes, instigados e motivados quando o método e o conteúdo são desafiadores, pois há necessidades especiais para aprendizagem – direito assegurado em legislação.

 

Altas Habilidades/Superdotação

Quando um estudante com grande potencial de aprendizagem é identificado, a UFPR utiliza ações afirmativas adequadas de acompanhamento ao desenvolvimento psicoeducacional no processo de aprendizagem acadêmica.

Entre os principais resultados estão a sensação de pertencimento e maior tranquilidade, fatores considerados pelo Nepahs como fundamentais para que tais estudantes permaneçam nas universidades brasileiras pesquisando e produzindo conhecimento.

 

Turma Honors 2018/2

O projeto Honors está com inscrições abertas para a turma de Álgebra Linear neste segundo semestre. As provas do processo seletivo serão aplicadas no dia 06 de agosto e, no dia 08, sai o resultado.

Sob coordenação do professor Elias Alfredo Gudiño Rojas, os estudantes terão aulas às terças e quintas, entre 7h30 e 9h30, a partir do dia 09 de agosto.

No primeiro semestre, o projeto ofereceu 25 vagas para a disciplina Cálculo I. Os alunos aprovados receberão certificado no mês de agosto.

As inscrições são realizadas diretamente com o coordenador Elias. Mais informações na secretaria do Departamento de Matemática, pelo telefone 3361-3041, ou e-mail dmat@ufpr.br.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

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