Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR aprova inclusão de questões de Sociologia e Filosofia a partir do vestibular 2018/19

 

Resolução, aprovada por unanimidade, prevê inclusão de mais 10 questões no vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) incluirá questões de Sociologia e Filosofia nas provas da primeira fase do vestibular a partir do processo 2018/19. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em sessão realizada na manhã desta terça-feira (1/11).

A resolução aprovada prevê a inclusão de 10 questões, divididas entre as duas disciplinas. Com isso, a prova da primeira fase passará a ter 90 questões.

A mudança não vale para o próximo vestibular. Será aplicada a partir do processo seletivo que selecionará os calouros de 2019. Foi unânime no Conselho o entendimento de que uma alteração para o próximo concurso prejudicaria os candidatos. “Não podemos fazer a inclusão de novas disciplinas a poucos meses do vestibular, quando os candidatos já estão se preparando sem essa informação”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “Temos uma responsabilidade imensa com a comunidade e não podemos surpreendê-la com algo que neste momento poderia ter impacto pedagógico negativo.”

O reitor lembrou também que o regimento da UFPR prevê a obrigatoriedade de divulgação do programa oficial das provas com 180 dias de antecedência, e descumprir essa norma poderia gerar questionamentos inclusive de ordem jurídica.

A decisão do Cepe foi celebrada como um avanço. “É um sinal claro do que o Conselho e a Universidade pensam sobre o papel fundamental das Humanidades na formação dos estudantes”, disse o reitor – que, como coordenador do curso de Direito da UFPR, apresentou e defendeu a proposta de inclusão da Filosofia entre as disciplinas da segunda fase do vestibular para o curso.

“A resolução resulta de um trabalho conjunto da administração da universidade com o Diretório Central dos estudantes, e a aprovação por unanimidade mostra que a UFPR entende essas disciplinas como importantes para os futuros estudantes”, reforçou Bernardo Szvarça, representante dos estudantes no Conselho.

O pró-reitor de Graduação da UFPR, professor Eduardo Barra, lembrou que, embora a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio tenha sido revogada pelo governo federal, no Paraná está vigente a lei que estabelece a mesma obrigatoriedade. “Essa é uma conquista inconteste da escola pública do nosso estado, dos seus professores e dos seus estudantes. A universidade pública não pode deixar de prestigiar esse esforço”, afirmou Barra.  “Não se pode conceber uma sociedade verdadeiramente democrática sem uma escola que valorize as ciências humanas, tanto quanto valoriza as ciências naturais.”

Para o reitor Ricardo Marcelo, com a decisão a UFPR mostra sua sintonia com os movimentos que pedem a inclusão de questões de Sociologia e Filosofia no vestibular. “A inclusão dessas disciplinas foi levada à pauta do Cepe pela atual gestão. Estamos, portanto, caminhando na mesma direção dos movimentos, e queremos caminhar juntos”, disse.

 

Sugestões

Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...
UFPR lamenta o falecimento do professor Enio Rogacheski
É com pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado...