Foi realizada na tarde de terça-feira (29), a cerimônia de abertura do Observatório de Direitos Humanos do Paraná, lançado pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça em parceria com a UFPR.
O observatório terá como função estudar as violações dos direitos humanos no Paraná, contribuindo inicialmente com a Comissão Nacional da Verdade ─ órgão criado para investigar crimes que aconteceram na época da ditadura.
Na cerimônia, foi assinado um termo de protocolo para o lançamento do Observatório, entre a UFPR o Ministério Público do Estado do Paraná, a Casa Latino-Americana, a APP Sindicato, CUT e Unibrasil.
Segundo a presidente da Casa Latino-Americana, Gladys Renée de Souza Sánchez Floriani, o Obersvatório vai ajudar a universidade a reforçar seu papel primordial, o de servir à sociedade. ”Temos que aproveitar esse momento da América Latina para semear novos rumos. Estamos em uma nova era, mas as dificuldades não deixam de existir. O observatório vai ajudar a garantir os direitos humanos fundamentais”, afirma.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, acredita que além da efetivação dos Direitos Humanos, o Observatório vai possibilitar aprofundar o debate e a construção do Fórum da Verdade. ”Esse é um trabalho coletivo com vários agentes, que vai nos ajudar a fazer uma revisão do período da ditadura”, declara.
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]