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Plano estratégico Paraná Turístico 2026 é lançado no Dia Mundial do Turismo

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, foi lançado em Curitiba o “Paraná Turístico 2026: Pacto para um destino inteligente” – um plano estratégico de desenvolvimento a longo prazo do Turismo no Paraná, resultado de um processo de construção conjunta entre atores do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. A cerimônia foi realizada na sede da Fecomércio PR na manhã desta terça-feira.

O projeto teve início em 2015, no Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). Os estudos, pesquisas e proposições que fundamentaram o documento foram realizados por um grupo de trabalho formado por representantes da UFPR, Paraná Turismo, Fecomércio PR, Sebrae/PR e Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná.

Na UFPR, o trabalho foi coordenado pelo professor do Departamento de Turismo José Manoel Gândara. Ele conta que apenas dois estados do Brasil já tinham planos estratégicos de longo prazo para o turismo: Pernambuco e Espírito Santo. A UFPR já tinha participado de outros projetos estaduais para períodos de quatro anos. “Foi a primeira vez que tivemos a iniciativa de desenvolver em conjunto um plano de longo prazo. Nós trabalhamos seguindo certos modelos de outros países, para identificar tendências que realmente permitissem produzir câmbios importantes nessa perspectiva de dez anos, para que o turismo possa se desenvolver de forma organizada, desde uma perspectiva de conhecimento”, afirmou Gândara.

O plano contém metas estratégicas e macro programas que serão implementados para promover uma mudança no turismo paranaense baseada nos princípios da sustentabilidade.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, destacou a importância da articulação entre academia, governo e setor produtivo para o desenvolvimento do estado, no modelo de tríplice hélice. “A grande característica que nos deixa felizes nesses oito anos de trabalho é colocar a Universidade alinhada com as demandas do estado”, disse. “Nós temos a capacidade de trabalho e de entregar, não apenas de planejar e pensar; temos algo concreto, que pensa no longo prazo, e isso é uma virtude”, afirmou Zaki.

O governador do estado do Paraná, Beto Richa, ressaltou que o plano reúne propostas duradouras e aplicáveis. “Quando o turismo se desenvolve, nós conseguimos influenciar diretamente em diversos segmentos da nossa economia. É uma indústria limpa, que não polui, gera riquezas e muitas oportunidades de emprego e renda a nossa população”, disse Richa.

O turismo paranaense comemora 100 anos em 2016. O estado recebeu cerca de 16 milhões de visitantes em 2015, e conta com 23 mil estabelecimentos característicos do turismo – dados que colocam o Paraná na quarta posição do ranking nacional de chegadas de turistas.

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente da Fecomércio Paraná, Darci Piana; o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício; e o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

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