Na última quarta-feira, dia 22, foi realizado um treinamento para realização do inventário 2016. Promovido pela Divisão de Patrimônio (DPA) do Departamento de Serviços Gerais da UFPR, o objetivo da capacitação é instruir para a construção de uma nova cultura de gerenciamento e responsabilidade do acervo patrimonial da Universidade. No dia 17 de maio aconteceu a primeira reunião de Gestão Patrimonial e divulgação do inventário 2016 à comunidade por meio de cartazes.
Para esse ano, foram feitos ajustes no sistema de registro de bens buscando resolver erros encontrados em anos anteriores. O processo é executado conforme a resolução 28/13 do Coplad, que disciplina e uniformiza procedimentos e responsabilidades nos procedimentos da DPA, racionalizando o processo, reduzindo custos, aprimorando os controles e, principalmente, realizando inventário patrimonial descentralizado, o que garante o cumprimento das exigências legais sobre o tema. A procedimento se reflete na transparência universitária, prestação de contas e no cuidado com o bem público.
“No treinamento abordamos a consequência jurídica da não realização do inventário com base nos acórdãos do Tribunal de Contas da União a outras instituições de ensino; como realizar o inventário; apresentação do sistema SAPWeb (sistema de patrimônio)”, conta Joana D’Arc de Oliveira, diretora da Divisão de Patrimônio, que ministrou o treinamento. “Abordamos as boas práticas para o gerenciamento de patrimônio e finalizamos oficina prática, na qual os participantes executam o levantamento físico com a utilização de leitoras e procedem a pesquisa dos bens e para emissão do Termo de Inventário ou Transferência”.
Confira o cronograma das ações do inventário 2016: